UFCA mantém conceito 4 no ICG e quatro graduações se destacam na edição 2022 do Enade. Resultados compõem conjunto de Indicadores de Qualidade da Educação Superior do Inep

Publicado em 05/04/2024. Atualizado em 05/04/2024 às 17h41

Fachada do bloco K do campus Juazeiro do Norte da UFCA. Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) manteve o conceito 4 na última divulgação de resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022, calculados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No último dia 2 de abril, o Inep detalhou informações a respeito de três indicadores: 1 – Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); 2 – Conceito Preliminar de Curso (CPC); e 3 – Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). O conceito 4 da Universidade refere-se ao ICG.

Esses indicadores são diretamente relacionados ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. Para avaliar os cursos superiores oferecidos no país, o Inep divide em três grupos as diversas áreas contempladas pelas graduações – de instituições públicas ou privadas. Assim, todos os anos, o Inep aplica uma prova, o Enade, a um desses três grupos, de forma sequenciada. Os dados gerados são, então, consolidados durante o ano seguinte à aplicação e divulgados na sequência.

Na edição de 2022, do conjunto de cursos avaliados pelo Enade, quatro entre os oferecidos pela UFCA passaram pela prova: Administração, Administração Pública e Gestão Social, Ciências Contábeis e Jornalismo. O resultado do Enade subsidiou a consolidação do IDD de cada curso.

Ao todo, 7.569 cursos no Brasil tiveram o IDD calculado. O índice busca mensurar o valor agregado pelo curso, ao considerar os resultados dos estudantes no Enade, ao fim da graduação, e o desempenho, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos mesmos estudantes, quando eram ingressantes na Educação Superior.

Especificamente o curso de Ciências Contábeis da UFCA conquistou IDD 5. Todos os demais cursos da Universidade avaliados alcançaram nota 4.

Conforme a pró-reitora de Graduação da UFCA, Poliana de Luna, os resultados configuram “uma boa notícia” para a Universidade: “Se a gente avaliar que o índice varia de 1 a 5, sendo 5 a maior nota possível, todos os nossos cursos obtiveram notas excelentes. É um resultado expressivo para uma instituição tão jovem”, reflete a docente, fazendo referência aos apenas 10 anos de desmembramento da UFCA em relação à Universidade Federal do Ceará (UFC).

CPC

Ao longo dos três anos referentes ao último ciclo avaliativo do Enade (2019, 2021, 2022), mais de 25 mil cursos de graduação foram avaliados. Em 2020, não houve Enade, em consequência da pandemia.

Também são levados em consideração mais de 5 mil cursos de mestrado e doutorado, estes avaliados pelo chamado Conceito Capes – nomeado com a sigla da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

“Além do Enade, que é uma prova, também são considerados no cálculo do CPC (e, consequentemente o IGC) qualificação do corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica. Esses dados são oriundos do Censo da Educação Superior”, explica a procuradora institucional educacional na Pró-Reitoria de Graduação da UFCA, Caroline Vieira.

ICG

Para o ICG, que varia de 1 a 5, é feita uma média do CPC e do Conceito Capes, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso.

Na escala do ICG, as faixas 1 e 2 reúnem as instituições avaliadas com nível “insatisfatório”; a faixa 3, as com nível “regular”; a faixa 4, as com nível “bom” e a faixa 5, as com nível “muito bom”.

Quanto ao ICG, a UFCA vem mantendo o conceito 4 desde o ano de 2018. O ICG é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada Instituição de Ensino Superior (IES). Assim, é sintetizado, em um único indicador, a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de Ensino.

“O IGC é uma nota da IES e o CPC, de cada curso. O IDD mede o quanto a graduação agregou na formação do estudante, uma vez que há uma comparação entre a nota do Enem e a do Enade”, resume Caroline Vieira.

Conforme o Inep, do conjunto de instituições que tiveram o IGC calculado, 27,7% (554) tiveram desempenho entre as faixas 4 e 5 do indicador. A UFCA, portanto, está entre essas instituições, que representam menos de um terço das avaliadas.

Ainda conforme o Inep, 60,3% obtiveram nota 3 e, para além disso, 11,7% (234) e 0,3% (6) ficaram nas faixas 2 e 1, respectivamente.

Resultados anteriores da UFCA

Nos anos anteriores, contados desde 2014 (a UFCA existe desde 2013), a UFCA atingiu notas 2,56 (2014), 2,55 (2015) e 2,59 (2016) – todas enquadradas na faixa 3 do IGC. Já no resultado publicado em 2019 (portanto referente ao Enade 2017, calculado durante o ano de 2018), a UFCA atingiu nota 2,9207. A nota foi a última da UFCA na faixa 3.

Conforme o titular da Coordenadoria de Dados Acadêmicos da Pró-Reitoria de Graduação (CGDA-Prograd/UFCA), Demétrius Cartaxo, a nota de mudança da faixa 3 para a 4 é 2,945 (não tão distante dos valores registrados nos levantamentos anteriores). Desde o resultado referente ao Enade 2018, calculado em 2019 e divulgado em 2020, a UFCA vem se mantendo na faixa 4. A nota obtida pela Universidade no último levantamento, divulgado em 2024, foi 3.3756.

Com informações do Inep.

prograd@ufca.edu.br