Estudantes de Jornalismo da UFCA lançam reportagem realizada após seleção na edição 2021 do prêmio “Jovem Jornalista Fernando Pacheco”

Publicado em 16/12/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h26

Mestre Chico, da Banda Cabaçal Santo Antônio. Foto: Laura Brasil

Em agosto deste ano, a décima terceira edição do prêmio “Jovem Jornalista Fernando Pacheco”, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog (link para uma nova página), selecionou 10 pautas propostas por estudantes de Jornalismo, de todo o Brasil, para produção. A única pauta cearense selecionada foi proposta por três estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Na última terça-feira, 14 de dezembro de 2021, os estudantes Bibiana Belisário, Laura Brasil e Wesley Vasconcelos publicaram o podcast “Além da Tradição: histórias para adiar o fim da brincadeira (link para uma nova página). O trabalho, resultado da pauta submetida ao prêmio (link para uma nova página), discute os possíveis caminhos para solucionar a exclusão digital sofrida pelos grupos tradicionais da Cultura caririense e agravada pela pandemia da covid-19.

A reportagem conversou com o mestre Antônio, do Reisado Discípulos do mestre Pedro; o mestre Chico, da Banda Cabaçal Santo Antônio; o mestre Dodô, do reisado São Francisco; a mestra Dorinha, da Lapinha Bom Jesus do Horto; José Nilton, do Bacamarteiros da Paz; mestre Joãozinho, do Coco São Francisco; e mestre Raimundo, do Maneiro Pau. Todos os mestres da Cultura ouvidos residem em Juazeiro do Norte.

Durante quatro meses, os estudantes da UFCA tiverem apoio do jornalista Aloisio Milani, escolhido pelo Instituto Vladimir Herzog, para a produção da pauta. O grupo planejou a execução da pauta, debatendo formatos, estrutura, roteiro e detalhes da edição. Além disso, o professor do curso de Jornalismo da UFCA, Tiago Coutinho, esteve presente como orientador no processo de pré-produção, produção e edição da reportagem.

De acordo com a estudante Bibiana Belisário, todo o material bruto coletado pela equipe soma mais de 10h de gravação: “Esse processo foi muito dinâmico, desde o desenvolvimento da pauta até a finalização do produto. Pegamos referências de outros podcasts, selecionamos músicas do material que já tínhamos do Mapeamento do Patrimônio Cultural Imaterial de Juazeiro do Norte para utilizamos na trilha e gravamos os offs [texto narrado por um/a repórter em materiais jornalísticos audiovisuais] em casa, [com a gravação feita] na base da coberta com o lençol mais grosso e meia no gravador. Tiveram muitas idas e vindas até o produto final ficar como imaginávamos”, ressaltou.

Curso de Jornalismo
jornalismo.iisca@ufca.edu.br