UFCA realiza ações de combate a focos do mosquito aedes aegypti nos campi Crato e Juazeiro do Norte

Publicado em 29/03/2022. Atualizado em 31/10/2022 às 15h20

Equipe de controle de vetores da Prefeitura de Juazeiro do Norte visita campus da UFCA para pulverização de inseticidas, para o combate ao mosquito aedes aegypti, em março de 2022. Foto: Divulgação - DLA/UFCA

Com o aumento expressivo, em 2022, das notificações das doenças conhecidas como “arboviroses” (dengue, chikungunya e zika), em todo o Ceará, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) intensificou as ações de combate a focos do aedes aegypti, o mosquito transmissor dessas enfermidades, nos campi Crato e Juazeiro do Norte. Além de os campi Crato e Juazeiro do Norte serem os mais extensos da UFCA em área, ao redor deles há muitas regiões com vegetação alta, ao contrário do que ocorre com os campi Barbalha, Brejo Santo e Icó. O mato alto propicia a habitação de animais peçonhentos e de outras pragas, como o mosquito aedes aegypti. No caso do mosquito, recipientes jogados a céu aberto (que podem acumular água parada) possivelmente ficam escondidos em meio à vegetação, tornando-se focos de reprodução do inseto.

Conforme o titular da Diretoria de Logística e Apoio Operacional (DLA/UFCA), professor Marcelo Bezerra, as ações de combate a focos do aedes aegypti nos campi da UFCA são regulares, intensificando-se em caso de necessidade. Como a quadra chuvosa no território do estado do Ceará ocorre no primeiro semestre, as ações de combate ao mosquito já são intensificadas nesse período, para conter a ocorrência de arboviroses na comunidade acadêmica. Este ano, com o surto de Chikungunya na região do Cariri, essas medidas foram reforçadas ainda mais.

Além de intensificar as ações de remoção de detritos, lixos e de águas paradas nos campi Crato e Juazeiro, a DLA/UFCA encaminhou ofício à Secretaria de Saúde do Juazeiro do Norte (diretamente à Coordenadoria de Controle de Vetores e Endemias), no início deste mês, para que o governo municipal enviasse agentes para a pulverização de inseticidas, nas áreas comuns do campus Juazeiro. A prefeitura atendeu a Universidade, enviando agentes de controle de vetores ao campus no último dia 10 de março. Conforme professor Marcelo Bezerra, a mesma solicitação deverá ser encaminhada, em breve, à Prefeitura do município do Crato.

Diretoria de Logística e Apoio Operacional
dla@ufca.edu.br