UFCA Itinerante beneficia municípios do Cariri com visitas de projetos de extensão

Publicado em 23/09/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h30

Foto: Davi Moreira/DCOM

Levar conhecimentos sobre ciência e universidade para os municípios do Cariri. O UFCA Itinerante, iniciativa da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Cariri, desde dezembro do ano passado, tem promovido ações que fazem a aproximação entre a população e o ambiente universitário. A intenção, de acordo com o Coordenador de Integração e Fomento das Ações (Cifa), professor Thiago Santiago, organizador da iniciativa, é integrar e interiorizar ainda mais a universidade, para que o conhecimento retorne à sociedade e não fique restrito ao Crajubar.

Na última sexta-feira, 20, foi a vez de Jardim, distante 46 km do campus Juazeiro do Norte, receber quatro projetos de extensão, desenvolvidos na UFCA: Sementes do Amanhã: Promovendo a Inclusão e Educação Ambiental (Engenharia Agronômica); Premium Consultoria Júnior (Administração); Escritório Habitar (Engenharia Civil) e Vida Saudável (Medicina). A equipe da UFCA, formada por estudantes, professores e técnico-administrativos, visitou a Escola Estadual de Educação Profissional Napoleão Neves da Luz, que conta com os cursos profissionalizantes de Administração, Agropecuária, Eletromecânica e Informática.

Durante a manhã e parte da tarde, os estudantes do ensino médio adquiriram conhecimento sobre prevenção a problemas de coluna; tiveram a oportunidade de visitar um jardim sensorial, montado no pátio da escola pelo projeto Sementes do Amanhã, e receber mudas de plantas ornamentais e medicinais; conheceram os riscos da autoconstrução e o que diz a lei sobre direito à moradia; e aprenderam sobre o funcionamento de uma empresa júnior. Além de tudo isso, ainda puderam saber mais sobre os pilares da universidade (ensino, pesquisa, extensão e cultura) e os cursos.

“São momentos como esse que fortalecem a vontade desses alunos ingressarem na universidade. Jardim é uma cidade pequena, quase na divisa com Pernambuco, e, por causa dessas circunstâncias, alguns alunos podem usar isso para não sonhar. Com a universidade próxima, eles podem ver que é possível sonhar”, disse o diretor da escola professor Rondinelli Rodrigues Sá. O professor Thiago Santiago, organizador do UFCA Itinerante, afirmou que a UFCA não quer que os sonhos dos estudantes permaneçam somente no Crajubar, mas que avancem pelo Cariri e cidades vizinhas.

E alguns dos estudantes já se permitem não só sonhar, mas acreditar que, em breve, chegarão à universidade. É o caso de Lucas Pereira de 18 anos, do terceiro ano do curso profissionalizante de Informática. Nasceu e cresceu em Jardim e quer fazer Medicina. “Minha avó tem várias doenças e, quando ela fazia alguns exames, que eu ia junto com ela, eu conhecia e admirava o trabalho desenvolvido pelos médicos”, explicou. Já acompanha o site e as redes sociais da instituição e se sentiu ainda mais motivado a fazer o curso. “A gente nunca tem um momento com as universidades e hoje fomos presenteados com a UFCA”, disse.

A estudante Letícia Teles, de 17 anos, do terceiro ano do curso profissionalizante de Administração, pretende entrar também na universidade, na graduação em Administração. Nasceu e cresceu em Jardim e comemorou a ida da UFCA até a escola, pois assim teve condições de aprender mais sobre a instituição. “Eu já sabia que a universidade existia, mas não tinha muito conhecimento. (…) Essa vinda ajudou demais. Algumas coisas eu não estava entendendo. Eu não sabia sobre esse negócio de matéria, cadeira. E os cursos em si também. Eu não sabia da empresa júnior. Agora estou com mais conhecimento”, destacou.

Benefícios

No UFCA Itinerante, não só a população dos municípios se beneficia, mas também os próprios estudantes da universidade. Como uma forma de incentivar o protagonismo estudantil, na ação são eles que viajam até a escola, no transporte organizado pela Proex, apresentam os projetos, explicam os cursos aos adolescentes do ensino médio e têm a oportunidade de vivenciar essa troca de conhecimento. Rawell Souza Costa, de 22 anos, do quinto semestre de Engenharia Agronômica, levou o jardim sensorial com uma equipe de outros estudantes. A ideia do projeto é desenvolver a consciência ambiental e a inclusão social na sociedade.

Foto: Davi Moreira/DCOM

“Quando a gente chega numa pessoa que não tem deficiência, a gente coloca uma venda na pessoa para que ela se coloque no lugar da outra, se colocando no lugar. (…) Durante o percurso, as pessoas vão passando planta por planta reconhecendo através do aroma, da textura e algumas do sabor. A gente vai explicando as propriedades medicinais de cada planta, para que cada uma serve”, explicou. De família de agricultores do município de Cedro, Rawell veio para a universidade com o objetivo também de melhorar a região onde mora. “A agricultura pode ser uma chave para as pessoas saírem da extrema pobreza. Pelo pouco que eu aprendi nesses cinco semestres tem sim como mudar a realidade do povo, e a UFCA tem me proporcionado essa expectativa. Espero um dia voltar e pode fazer alguma coisa por essas pessoas”, afirmou.

Estudante do quarto semestre de Engenharia Civil, Vanessa Coelho, de 19 anos, também foi aluna de escola pública profissionalizante em Juazeiro do Norte, do curso técnico de Edificações. Com poucas semanas no Escritório Habitar, que desenvolve projetos de moradia para pessoas de baixa renda e ONGs, em Jardim, ela estava agora como graduanda, explicando para os estudantes sobre as atividades que desenvolve e o curso. “É uma oportunidade para a gente de ver que a universidade não é só sala de aula. (…) É uma oportunidade para eles [estudantes do ensino médio] de saber o que vai interessar mais para no futuro estar em ação como a gente agora”, ressaltou.

Visitas

O UFCA Itinerante tem atualmente duas modalidades: o global e o pequeno porte. Até o momento, o global foi realizado uma única vez em dezembro de 2018, no município de Salitre, distante 168 km de Juazeiro do Norte. Esse tipo de ação, de acordo com o professor Thiago Santiago, conta com dois dias de atividades, com os projetos disponíveis em locais abertos à população, como praças públicas. O próximo UFCA Itinerante Global será realizado nos dias 22 e 23 de novembro, em Mauriti, a 78 km de Juazeiro do Norte. Os projetos e programas interessados em participar devem se inscrever até esta segunda-feira, 23 de setembro. Mais informações no evento disponível no Portal UFCA.

As ações de pequeno porte são realizadas em escolas públicas, em um dia, com a participação de quatro a cinco projetos. Este ano, além de Jardim, já ocorreram atividades do UFCA Itinerante em Potengi (08/05), Caririaçu (16/05), Barro (31/05), Araripe (05/06), Tarrafas (13/06), Mauriti (26/06), Altaneira (04/09) e Aurora (12/09).

De acordo com o professor Thiago Santiago, as escolas são escolhidas previamente, após visita de equipe da Proex. Depois de definida a escola, a direção recebe uma lista com os projetos de extensão e pode escolher 15, colocando em ordem de prioridade. Dentro desse universo de 15, a Proex entra em contato e seleciona de quatro a cinco projetos para levar. Geralmente, as escolas optam por projetos que tenham relação com o currículo desenvolvido na instituição.

As fotos da ação estão no Flickr Oficial da UFCA, acesse abaixo:

UFCA Itinerante - Jardim

Serviço

UFCA Itinerante
Coordenadoria de Integração e Fomento das Ações (Cifa/Proex/UFCA)
Campus Juazeiro do Norte
cifa.proex@ufca.edu.br
(88) 3221.9287