UFCA integra rede estadual com foco em projetos de pesquisa e inovação na área de saúde

Publicado em 16/01/2023. Atualizado em 16/01/2023 às 11h56

Representantes das instituições presentes no lançamento da rede, em novembro de 2022. Foto: Divulgação ESP/CE

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) é uma das integrantes da Rede de Inovação Aberta em Saúde (Rias), proposta pela Escola de Saúde Pública (ESP/CE) e pelo Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco). O extrato do Protocolo de Intenções nº 04/2022, que garante a participação da UFCA na rede, foi assinado em dezembro do ano passado e tem prazo de vigência de cinco anos. 

A intenção é promover a cooperação mútua, a articulação de esforços, a formação de parcerias estratégicas e o intercâmbio técnico-científico com o objetivo de desenvolver tecnologias inovadoras para a área de saúde, em um modelo de informação aberta. Conforme a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFCA, professora Laura Hévila Inocêncio Leite, a rede pretende atuar com projetos de forma integrada entre as instituições participantes.

Ao todo 21 instituições públicas e privadas estão compondo a rede. Nesse número estão universidades, institutos de pesquisa, fundações de saúde e gestão hospitalar, setor industrial, entre outras. “Nem sempre as 21 instituições estarão em todos os projetos. Mas a rede vai facilitar essa comunicação entre as instituições para que a gente crie metodologias específicas para trabalhar a gestão da inovação e saúde. Temos também o objetivo de criar um portfólio de ações”, ressaltou Laura Hévila. 

Dessa forma, por meio da rede, pesquisadores/as, profissionais de saúde e setor industrial poderão atuar juntos no desenvolvimento de equipamentos e soluções tecnológicas, como invenções, modelos de utilidade, desenhos industriais, marcas, entre outros.

Participação da UFCA

Conforme a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFCA, a universidade atuará em projetos específicos que envolvam a área de saúde e que a instituição já tenha alguma inserção. “Temos o curso de Medicina. Vamos desenvolver um projeto na área médica X e a UFCA vai estar como instituição que vai encabeçar esse projeto. Por exemplo, vamos desenvolver algum projeto com plantas medicinais para atuação direta no Sistema Único de Saúde (SUS). Então a UFCA estará presente”, exemplificou Laura Hévila. 

Ao contar com atuação específica da UFCA ou de cada uma nas instituições, a intenção é formar uma rede colaborativa que terá condições de potencializar as ações pensadas para a saúde do Ceará. “No evento [de lançamento da rede], foi citado o projeto do capacete Elmo [de respiração assistida], que tomou proporção nacional e que tinha o Idesco como um dos apoiadores financeiros. A ideia é que essas instituições pensem propostas de projetos grandes, que possam impactar positivamente a sociedade”, ressaltou a pró-reitora.

Além da participação nos projetos, a UFCA também estará presente no fórum permanente que será criado dentro da rede. O fórum permitirá o compartilhamento das ações durante encontros regulares. Conforme Laura Hévila, o próximo passo, após a assinatura e a publicação do extrato do Protocolo de Intenções, é construir uma agenda de encontros para o fórum. 

Formalização da rede

A Rede de Inovação Aberta em Saúde do Ceará foi lançada em novembro de 2022, durante a ExpoESP, encontro científico organizado pela Escola de Saúde Pública, que reuniu pesquisadores, estudiosos, residentes, profissionais e trabalhadores da saúde cearense em palestras, mesas redondas e debates. Antes do evento, a UFCA e as outras instituições foram convidadas a fazer parte da rede.

 “O componente da colaboração entre as instituições é um dos pilares desse contexto e é nesse sentido que essa rede vai se constituir. Com o apoio do Idesco será desenvolvido o modelo de governança da rede, fazendo capacitações, construindo a metodologia para gestão de um portfólio”, explicou a diretora de inovação e tecnologias da ESP/CE, Alice Pequeno, durante o evento realizado em novembro. 

Conforme a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFCA, a Universidade recebeu com muita satisfação o convite, pois já estava em diálogo com a ESP/CE para futuras parcerias. “A Escola de Saúde Pública é uma referência de uma instituição que trata da formação complementar dos nossos profissionais de saúde do estado e entrega pra os equipamentos de saúde uma formação complementar humanizada. […] Admiro bastante o trabalho da ESP e nós já queríamos fazer uma parceria com eles”, disse Laura Hévila.

Com informações da Escola de Saúde Pública do Ceará

Serviço

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA)
prpi@ufca.edu.br