Três pesquisadores da UFCA são contemplados com bolsa produtividade do CNPq. Pesquisas sobre covid-19 e fósseis estão entre os estudos desenvolvidos

Publicado em 03/03/2022. Atualizado em 31/10/2022 às 15h23

Camarão carídeo Beurlenia araripensis: primeira espécie de camarão fóssil descrita para a Bacia do Araripe

No mês de fevereiro, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico divulgou o resultado Chamada Pública CNPq Nº 04/2021 (link para uma nova página), que contempla pesquisadores brasileiros com bolsas de produtividade em pesquisa (PQ). Na Universidade Federal do Cariri (UFCA), três professores foram selecionados, todos na categoria 2 (nível inicial de pesquisador na escala de produtividade do CNPq).

Os professores João Hermínio da Silva (link para uma nova página) e José Euclides (link para uma nova página), do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), já haviam sido contemplados em outros editais de bolsa produtividade. Já o professor Modesto Leite Rolim, da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), foi selecionado pela primeira vez para receber a bolsa. A bolsa de produtividade PQ, categoria 2, tem duração de 36 meses e conta com um valor mensal de R$ 1.100 destinado ao pesquisador.

Pesquisas

O valor recebido pelos professores contribuirá para o desenvolvimento de pesquisas em suas respectivas áreas de atuação. João Hermínio, com o projeto de estudo de fósseis da Bacia do Araripe, um dos maiores depósitos de fósseis do mundo, através de técnicas de espectroscopia e microscopia. Essas técnicas têm sido utilizadas para revelar dados geoquímicos, microbiológicos e mineralógicos de relevância paleontológica e paleoambiental dos fósseis.

Dessa forma, o estudo projeto busca refinar os modelos gerais de fossilização na Bacia do Araripe, conhecida pelo alto grau de preservação de seus fósseis, o que lhe rendeu o título de Fóssil-Lagerstätten (condições especiais), com foco nos fósseis raros e excepcionalmente bem preservados que apresentam remanescentes orgânicos. Esse avanço, conforme o pesquisador, possibilitará uma série de novas descobertas na pesquisa paleontológica, astrobiológica e paleogenética.

A pesquisa do professor José Euclides pretende investigar fenômenos ligados à física de  dimensões extras, cosmologia e buracos negros. Dessa forma, o estudo parte de modelos para além do modelo padrão de partículas e da cosmologia padrão. Nesses modelos, o pesquisador assume a possibilidade de haver mais de três dimensões espaciais, como  comprimento, largura e altura, por exemplo. A intenção é encontrar novas soluções cosmológicas e de buracos negros.

Já a pesquisa do professor Modesto Rolim, que foi contemplado pela primeira vez com a bolsa produtividade, pretende estudar a prevalência da depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático em profissionais de saúde pós covid-19. A intenção da investigação é averiguar os índices de dor e sofrimento psíquico, oriundos das atividades desenvolvidas pelos profissionais de saúde de linha de frente no combate à doença, além das repercussões nas tomadas de decisões, sejam clínicas e/ou do seu cotidiano particular.

Bolsas produtividade na UFCA

O CNPq regularmente publica chamada pública, convocando os pesquisadores com título de doutor ou de livre docência (forma de ingresso na universidade em que o professor defende uma tese de livre docência, ainda utilizada em algumas universidades estaduais) a submeterem suas propostas. São duas modalidades: Produtividade em Pesquisa (PQ) e Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). Em cada uma, há duas categorias (2 e 1 – da mais baixa para a mais alta) e quatro níveis na categoria 1: D, C, B, A (do nível mais baixo ao nível mais alto).

São objetivos dessas chamadas valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento; incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade; e selecionar projetos de pesquisa que sejam propostos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico.

Na UFCA, atualmente outros quatro pesquisadores também possuem o reconhecimento:

Sami Jorge Michereff (CCAB/UFCA) – Bolsista de Produtividade em Pesquisa categoria 1A

Claudener Souza Teixeira (IFE/UFCA) – Bolsista de Produtividade em Pesquisa categoria 2

Paulo Renato Alves Firmino (CCT/UFCA) – Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora – categoria 2

Thiago Mielle B.F. Oliveira (CCT/UFCA) –  Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora – categoria 2

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA)
prpi@ufca.edu.br