Quintou com o PET Biblioteconomia: Programa de Educação Tutorial tem experiência exitosa nas plataformas digitais

Publicado em 15/06/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h11

Num momento em que o distanciamento social necessário para a contenção do Coronavírus impossibilita a realização presencial de atividades de projetos, doze bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), sob orientação da tutora, professora Fabiana Lazzarin, migraram as atividades do PET Biblioteconomia para as plataformas digitais e seguem realizando uma série de atividades virtuais durante o período de suspensão do calendário acadêmico e das atividades presenciais da UFCA.

Desde o final de abril, as atividades dos cinco projetos realizados pelo PET são reunidas na ação “Quintou com o PET Biblio”, que promove, toda quinta-feira, atividades relacionadas aos seguintes projetos: Grupo de Estudo Aprendentes, Seminário Vivências Profissionais, Quem conta um conto, Bibliocine Kids e PET Biblioclube.

A transposição das atividades presenciais para as plataformas digitais foi uma necessidade que a pandemia trouxe para manter os estudantes com alguma rotina com a universidade. “O Quintou com o PET trouxe a possibilidade de sair de si mesmo, olhar para a necessidade de outras pessoas que precisavam de orientação, que precisavam criar novamente uma rotina com a universidade”, explicou Lazzarin. Foi por isso que estabeleceram um dia específico para as atividades. “Todas as pessoas já sabem que, às quintas-feiras, o PET marcará presença”, disse.

As ações virtuais do Quintou com o PET são alinhadas a cada um dos projetos. As ações o Grupo de Estudo Aprendentes, por exemplo, são mais voltadas para o público específico do curso de Biblioteconomia, pois trazem aulas virtuais com professores do curso de Biblioteconomia da UFCA e de outras universidades. De acordo com a bolsista e estudante do sétimo semestre, Débora Costa Sousa, a ideia dessas aulas virtuais é reforçar alguns temas estudados nas disciplinas, bem como apresentar alguns assuntos para os calouros.

Outra ação também voltada para o público específico do curso são as ações do Seminário de Vivências Profissionais, que traz conferências e palestras virtuais com bibliotecários que contam como é a atuação profissional nessa área. Segundo Débora, a palestra mais recente desse projeto foi com a biblioterapeuta Carla Sousa, sobre a leitura como função terapêutica, e teve grande participação do público, inclusive de pessoas de outras áreas de atuação. A próxima edição ocorre nesta quinta-feira, 18 de junho, às 14h, com João Bosco Dumont, bibliotecário do campus Brejo Santo da UFCA, com o tema “Políticas Públicas Culturais e elaboração de projetos”.

O projeto Quem conta um Conto, em que os bolsistas geralmente visitam escolas e promovem a contação de histórias para crianças, e o projeto Bibliocine Kids, que promove exibição de curtas metragens em escolas, estão unidos no “Quintou” e têm disponibilizado vídeos de contação de histórias e vídeos com dicas de como contar histórias e de como mediar a leitura para crianças nesse momento de quarentena. Os vídeos estão disponíveis no Instagram e são voltados para todos as pessoas interessadas em leitura e contação de histórias para crianças.

Outro projeto voltado para todos as pessoas interessadas em leitura é o Pet Biblioclube de Leitura, que realiza leitura semanal de um conto num encontro virtual. Segundo Débora, toda segunda-feira os bolsistas divulgam, na página do Instagram do PET Biblio, uma ficha de inscrição e o texto que será lido e debatido na quinta-feira, sempre às 19h. Débora conta que o clube de leitura é o mais descontraído de todos os projetos.

As aulas virtuais, palestras e clube de leitura são realizados pela plataforma Google Meet, mediante inscrição prévia. Já os vídeos relacionados à contação de histórias e leituras para crianças são disponibilizados no Instagram TV.

Experiência de transição do presencial para o virtual

A tutora do PET Biblio, a professora Fabiana Lazzarin, conta que transpor as atividades do presencial para o virtual foi provocativo: “O que ocorreu comigo, enquanto coordenadora, foi encontrar nesse processo a força dos estudantes. A vontade de construirmos juntos e buscar soluções para os desafios. Realmente, foi um processo de construção conjunta em que obteve-se muito êxito. Criamos o Quintou com o PET!”, conta.

Segundo Débora, ela e os demais bolsistas do PET ficaram surpresos e admirados com a capacidade de se adaptarem e adaptar os projetos para as plataformas digitais. “A gente não esperava que tivesse tanta capacidade de fazer um projeto tão lindo como este”, disse. Para tudo correr como planejado, Débora conta que as responsabilidades por determinadas atividades são divididas entre coordenadorias dentro do PET: a coordenadoria de Certificados, que fica responsável pela certificação de horas extracurriculares dos estudantes que participam das atividades virtuais; a coordenadoria de Marketing, que produz todo o conteúdo digital para a divulgação das atividades; e a coordenadoria de Documentação, responsável pelas atas das reuniões, pela organização e registro de tudo o que está sendo realizado.

A bolsista Beatriz de Lima Oliveira, estudante do terceiro semestre do curso de Biblioteconomia, conta que o objetivo do PET é conectar os alunos com o conteúdo do curso. Ela acredita que, diante do retorno que têm recebido, estão alcançando o objetivo. Para Beatriz, as atividades presenciais são melhores, mas, com a necessidade do distanciamento social, o PET tem conseguido, com essas atividades virtuais, preservar o intuito do programa de maneira satisfatória. “A gente está conseguindo manter os projetos com excelência. Os ouvintes estão sempre com mensagens boas de retorno”, disse.

Para Débora, essa experiência vai fortalecer os projetos, agora que se descobriu que é possível trocar informações com pessoas de outros lugares e promover eventos com convidados que, presencialmente, seria muito dispendioso e difícil. Lazzarin também acredita que a experiência tem dado um bom retorno, tanto com os participantes do projetos como com relação a parcerias com outras universidades, feitas a partir de convites a docentes de outras instituições.

Serviço

PET do curso de Biblioteconomia da UFCA
Instagram: @petbiblio
Fanpage: https://www.facebook.com/petbiblioteconomia