Quinta Itinerância Curta o Gênero Cariri segue até sexta-feira, 13 de março

Publicado em 12/03/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h15

Valeria Lourenço, Luciana Bessa e Fernanda Meireles durante mesa de abertura do quinta Itinerância Curta o Gênero Cariri (Foto: Cristina Carneiro - Dcom/UFCA)

Exibições de curtas metragens abordando questões contemporâneas de gênero, lançamento de livros e a mesa “É preciso lançar mundos no mundo – fazeres estético-políticos produzindo outras subjetividades e sociabilidades” marcaram o início das atividades da quinta Itinerância Curta o Gênero Cariri, no Sesc Crato, nesta quarta-feira, 11 de março.

O evento começou com a exibição dos curtas “Clandestyna – O Parto” (Duca Caldeira, Jô Arllen e Vidrynha); “Procuram-se mulheres” (Rozzi Brasil); “Izalú – Rap, feminismo e negritude” (Mayra Maldjian, Inara Chayamiti); “Minha carne” (Preta Ferreira); e “Black” (Carla Villa-Lobos). Em seguida, houve a apresentação do livro “Tentativas de aniquilamento de subjetividades LGBTIs”, organizado pelo Conselho Federal de Psicologia, que traz “um mosaico de histórias de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais que retratam os intensos sofrimentos ético-políticos e os processos de resistência decorrentes de diversas formas de violências, preconceitos, injustiças e exclusão”.

A mesa “É preciso lançar mundos no mundo”, mediada por Luciana Bessa, integrante do coletivo Camaradas e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA), teve a participação da artista cearense, Fernanda Meireles, e da artista e professora do curso de Letras do IFCE, Valeria Lourenço. Na ocasião, as participantes abordaram a relação entre política e estética. Valéria falou sobre os limites entre estética e política e enfatizou que estamos vivendo um momento de intensa luta pela partilha do sensível. Fernanda disse que não há nada fora do político: “Ser político é estar vivo”. Para ela, a arte é subversiva porque aproxima as pessoas, abre diálogos e aponta novas possibilidades.

Além dessas atividades, também tiveram início duas exposições no Sesc Crato, que seguirão em cartaz: a VIII Exposição Fotográfica Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares, na galeria do Sesc, e a III Exposição de Ilustrações Expressões de Gênero, nos corredores da instituição, que traz ilustrações de atos de coragem, de integração estético-política, de produção de outros sentidos e significados para além dos hegemônicos sobre gênero, sexualidades e suas interseccionalidades.

A programação do Curta o Gênero Cariri segue até sexta-feira, 13 de março. Confira a programação completa no site do evento (link para uma nova página).

A quinta Itinerância Curta o Gênero Cariri é organizado pela organização não governamental Fábrica de Imagens e está sendo realizada no Cariri pela Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA), em parceria com o Sesc.

Serviço

Quinta Itinerância Curta o Gênero Cariri
Quando: 11 a 13 de março de 2020
Onde: Juazeiro do Norte, Crato e Brejo Santo
Informações: +55 (88) 3221.9248 | procult@ufca.edu.br