Programa “Cientista Chefe”, da Funcap, conta com pesquisadores da UFCA em projeto na área da Cultura

Publicado em 29/06/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 15h58

Foto: Luyan Costa/Dcom-UFCA

“Mobilizar a inteligência acadêmica para fazer conexões e aplicações de teorias, processos, metodologias inovadoras e suas ferramentas na e com a gestão pública”. Este é um dos objetivos do Programa Cientista Chefe, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), que agora contará com um projeto de Cultura do qual participam professores e pesquisadores da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Em sua lei de criação (link para uma nova página), o Programa Cientista Chefe é descrito como uma iniciativa que tem como objetivo “articular a pesquisa científica desenvolvida nas Instituições de Ensino Superior, com sede no Estado do Ceará, com as demandas da gestão pública, em benefício da sociedade, mediante mecanismos que permitam a atuação de cientistas diretamente em órgãos da administração pública, sem retirá-los da atividade acadêmica”.

O projeto “Cultura, Inovação e Inclusão Social no Ceará” é fruto de uma demanda da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult-CE) e será realizado no âmbito do Programa Cientista Chefe. A iniciativa – coordenada pelo professor e pesquisador Custódio Luís Silva de Almeida, do curso de Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC) – tem como eixo principal a inclusão social por meio da Cultura. O projeto conta com a participação, a princípio, de dois professores da UFCA: Ivânio Lopes de Azevedo Júnior, do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte (IIsca/UFCA) e Roberto Rodrigues Ramos, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA).

O Cultura, Inovação e Inclusão Social no Ceará pretende desenvolver três macro produtos finais: a “Plataforma Cultura Ceará” (uma espécie de Lattes da Cultura); o “Programa de Inovação e Inclusão Sociocultural” e o “Modelo de Avaliação”. Cada produto final, no entanto, é composto por ações intermediárias, que consistem em mapear ecossistemas culturais do Ceará e conectá-los; estruturar banco de dados; desenvolver ferramentas de gestão; criar um modelo inovador de intervenção da gestão pública; dentre outras.

O docente do IIsca/UFCA vai coordenar a elaboração do Programa de Inovação e Inclusão Sociocultural, que visa à implementação de políticas de fomento da inovação e inclusão na área da Cultura, por meio do desenvolvimento de ações, projetos e negócios culturais. O professor do CCSA/UFCA, por sua vez, vai compor a equipe desse mesmo produto final.

Será investido no projeto um recurso de cerca de R$1,2 milhão – que já foi liberado. O Cultura, Inovação e Inclusão Social no Ceará terá vigência de dois anos, com início da execução do plano de ação previsto para o próximo mês de julho. Os pesquisadores envolvidos no projeto serão Bolsistas de Inovação Tecnológica (BIT).

Saiba mais

Por meio do Programa Cientista Chefe, equipes de pesquisadores trabalham nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado do Ceará para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, dessa forma, dar mais qualidade de vida para a população. Além da Secult, outros órgãos já contam com pesquisadores, tais como o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS), e a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

(Com informações do site da Funcap)

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI)
prpi@ufca.edu.br