Primeira tese de doutorado é defendida por egressa do ensino público e discute efeitos da restrição calórica na função cardíaca

Publicado em 10/07/2023. Atualizado em 10/07/2023 às 13h19

Aline Brito, primeira doutora da UFCA. Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA

A primeira tese de doutorado da Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi defendida nesta sexta-feira, dia 7 de julho de 2023, no auditório da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), em Barbalha, pela estudante do doutorado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico na área de Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), Aline Maria Brito Lucas.

A pesquisa, que aborda os efeitos da restrição calórica na função cardíaca, foi orientada pelo professor da UFCA Heberty di Tarso Fernandes Facundo. 

“Estou muito orgulhosa e honrada em ser a primeira discente da UFCA a defender uma tese de doutorado, cujo tema é bastante relevante para a sociedade, na busca de alternativas não farmacológicas para prevenção ou tratamento de doenças cardiovasculares”, ressaltou Aline Brito, que também foi a primeira aluna a defender uma dissertação de mestrado no PMBqBM com pesquisa de rotas bioquímicas para prevenção e tratamento da hipertrofia cardíaca. 

Atualmente, Aline Brito, que tem graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (Urca) e em Farmácia pela Estácio-FMJ Juazeiro do Norte, é professora de Biologia Geral do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Crateús. Natural de Juazeiro do Norte e egressa da escola pública, ela comemorou a possibilidade de concluir a formação acadêmica na região do Cariri em uma instituição pública. 

“Ter uma pós-graduação gratuita na minha área de formação e na região onde nasci me incentivou a fazer e concluir o doutorado. Isso não seria possível se eu tivesse que me deslocar para outras cidades ou estados”, destacou. 

Cerimônia 

Antes da defesa de Aline Brito, foi realizada uma cerimônia que celebrou a conclusão da primeira tese de doutorado da UFCA. Na ocasião, o professor Heberty di Tarso, responsável pelo esforço de trazer para o Cariri o PMBqBM, junto ao professor Juan Carlos Alvarez Pizarro, relembrou o início das atividades em 2015, apenas com o mestrado, e ressaltou a colaboração da diretoria da Famed/UFCA, da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA). 

“Essa pós-graduação veio numa proposta de um programa em rede que trouxesse para a  UFCA uma pós-graduação de alto nível e que formasse pessoas qualificadas para trabalhar na área docente acadêmica, na pesquisa e no desenvolvimento de novos produtos na nossa região. Facilitou muito para os alunos não terem que ir para fora para fazer um outro curso, em outra universidade”, ressaltou Heberty, comentando os benefícios da chegada do PMBqBM no Cariri. 

O atual coordenador do PMBqBM na UFCA, professor Francisco Nascimento Pereira Júnior, disse que a defesa da estudante é mais um alicerce na consolidação da pesquisa e da inovação no Cariri e na Universidade. Pereira Júnior enfatizou que na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o programa subiu de nota 4 para 5 (“muito bom”, conforme a Capes) e passará de 9 para 11 docentes da UFCA em breve, além de contar com seis colaboradores. 

Também destacou a importância do apoio da UFCA e das agências de fomento para manutenção dos estudantes no programa. Atualmente o curso conta 29 alunos (entre mestrado e doutorado). Desse total, 19 possuem bolsas acadêmicas, conforme o coordenador. São 13 da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), duas da Capes, três Capes/Funcap e uma da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão (Fapema).

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Claudener Teixeira, durante a solenidade, deu destaque à importância da pós-graduação para elevar o nível acadêmico da formação da UFCA. Também ressaltou a atuação dos/as pesquisadores/as do Programa. “Hoje o programa de Bioquímica da UFCA é o que reúne o maior número de bolsistas produtividade que a UFCA tem. Os principais pesquisadores da UFCA estão nesse programa”, afirmou. 

Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Claudener Teixeira. Foto: Davi Moreira – Dcom/UFCA

No exercício da Reitoria, o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, professor Juscelino Pereira Silva, mencionou o trabalho do professor Heberty no início da implantação do PMBqBM e garantiu incentivo financeiro da UFCA para o Programa no próximo ano. 

Por ser uma pós-graduação multicêntrica e não exclusiva da Universidade, o PMBqBM/UFCA não recebe recursos vindos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap), do Governo Federal. O pró-reitor garantiu então que a gestão repassará para o Programa o valor equivalente ao da verba do Proap enviada para as demais pós-graduações da UFCA. 

Pró-reitor de Planejamento e Orçamento, professor Juscelino Pereira, no exercício da Reitoria. Foto: Davi Moreira – Dcom/UFCA

Pesquisa 

Com o estudo “Efeitos da restrição calórica na função cardíaca, mitocondrial e no estado redox durante a hipertrofia cardíaca induzida por isoproterenol in vivo”, Aline, durante os anos de doutorado, descobriu que um tipo de dieta chamada restrição calórica, ou seja, comer menos calorias, pode ajudar a proteger o coração dos efeitos do crescimento patológico do órgão.

“Essa dieta evita o crescimento anormal do coração, reduz substâncias prejudiciais e protege as mitocôndrias, que são importantes produtoras de energia na célula. Além disso, a restrição calórica mantém as enzimas protetoras do coração em níveis adequados. Essa intervenção não farmacológica também ajuda o coração a manter as estruturas celulares e mitocondriais favorecendo o funcionamento saudável”, resumiu a primeira doutora da UFCA. 

Dessa forma, o estudo de Aline Brito concluiu que a restrição calórica é benéfica para o coração e pode prevenir problemas cardíacos. O orientador da pesquisa, Heberty di Tarso, explicou que, quando o coração cresce, perde a função e leva a insuficiência cardíaca. Então, encontrar formas de bloquear esse problema, por meio de medicamentos ou de terapias, é essencial para a clínica. “Aline trouxe uma visão não farmacológica para essa situação”, completou. 

Para o orientador, Aline Brito exerceu não só o papel de pesquisadora muito bem, como desenvolveu os experimentos de forma muito adequada e eficiente. “Tem alguns que são experimentos difíceis. Ela interpretou muito bem, tem uma visão ampla da literatura relacionada a área. E com isso ela está preparada para defender a tese dela”, destacou o professor. 

Participaram da banca de defesa de tese de Aline Brito, além do professor orientador, os professores Francisco Nascimento Pereira Júnior (UFCA, também coordenador do Programa); Thiago Mielle Brito Ferreira Oliveira (UFCA); Rogério de Aquino Saraiva (UFCA); Irwin Rose Alencar de Menezes (Universidade Regional do Cariri) e a professora Ana Catarina Rezende Leite (Universidade Federal de Alagoas).

Banca da primeira defesa de doutorado da UFCA - estudante Aline Brito
Aline Brito (camisa amarela) com o orientador, Heberty di Tarso (de blazer ao lado dela) e os/as demais componentes da banca de avaliação da tese. Foto: Davi Moreira – Dcom/UFCA

Doutorado do PMBqBM

O primeiro doutorado da UFCA, do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico na área de Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), está em funcionamento desde 2019. Tem quatro linhas de pesquisa: Bioquímica em Estados Patológicos, Mediadores Celulares, Biotecnologia e Genômica Funcional. 

O objetivo é ampliar e aprofundar a produtividade científica no campo de Bioquímica e Biologia Molecular, qualificando profissionais para o desempenho de atividades de pesquisa e de magistério superior nos melhores centros nacionais e internacionais da área. 

Na última sexta-feira, 7 de julho de 2023, além da tese de Aline Brito, também foi defendida a segunda tese de doutorado do Programa e da UFCA, com o título Lectinas de Ganoderma applanatum e Canavalia ensiformis como elementos de biorreconhecimento eletroquímico para glicose, de autoria da pesquisadora Vanessa Erika Abrantes Coutinho. O trabalho foi orientado pelo professor Thiago Mielle Brito Ferreira Oliveira.

Serviço

Programa de Pós-Graduação Multicêntrico na área de Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM)
pmbqbm@ufca.edu.br
http://pmbqbm.ufca.edu.br/