“Mostrar uma Universidade pós-pandemia, solar e em movimento” é a proposta do novo vídeo institucional da UFCA. Assista

Publicado em 21/12/2023. Atualizado em 21/12/2023 às 14h13

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) estreou nesta quinta-feira, 21 de dezembro de 2023, o seu novo vídeo institucional. O filme, de 12min39 de duração, destaca a expansão da UFCA nesses dez anos de existência – tanto em relação aos espaços físicos quanto em relação à criação de novos cursos de graduação e de pós-graduação.

Conforme a diretora do projeto, Ana Paula Lima, coordenadora de conteúdo institucional da UFCA, vídeos institucionais integram o conjunto de materiais que reflete a identidade de uma instituição, seja ela pública ou privada: “Em outros termos, é por meio de um vídeo institucional que as universidades, por exemplo, se apresentam para o público externo. Pensando nesse contexto, é necessário que o filme seja recente, para não só atualizar as informações transmitidas como também para seguir alinhado aos valores da instituição que ele representa”, disse.

Guiando-se pela missão, pela visão e pelos valores da UFCA, o roteiro do novo vídeo também ressalta as contribuições da Universidade para a região do Cariri durante a pandemia de covid-19. Durante esse período, as universidades do país intensificaram suas atividades em hospitais universitários, desenvolveram pesquisas e equipamentos que ajudaram a salvar muitas vidas.

Nesse sentido, Ana Paula explica que o novo material quis mostrar uma UFCA em movimento: “O roteiro do novo vídeo institucional da UFCA, para além dos dados fundamentais já esperados para um vídeo desse tipo, buscou exibir uma UFCA pós-pandemia, solar, viva e em movimento”, afirmou.

“E a UFCA não para”

No âmbito do Ensino, a UFCA oferta atualmente 28 cursos de graduação, sendo 23 presenciais (dois deles com conceito 5 na avaliação do MEC) e cinco na modalidade Educação a Distância (EaD). Ao todo, em 2023, são cerca de 4 mil estudantes e 359 docentes em plena atividade na UFCA em 2023. No campo da Pesquisa, o número de pós-graduações ofertadas pela UFCA também cresceu: já são 23 cursos: um doutorado, sete mestrados e oito especializações, além de sete residências médicas.

De acordo com dados de outubro de 2023, fornecidos pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA), nesses dez anos de história, 3.066 pessoas já foram graduadas pela UFCA. Na pós-graduação, a Universidade soma mais de 600 egressos.

Na Extensão, cerca de 130 iniciativas estão vigentes na Universidade em 2023. Esses projetos e programas extensionistas ofertam desde cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até auxílio na declaração do imposto de renda.

Como forma de valorizar as expressões culturais existentes no Cariri cearense, a UFCA é uma das poucas universidades federais do Brasil a ter uma pró-reitoria dedicada exclusivamente a celebrar e difundir as riquezas culturais da região onde está inserida. Neste ano de 2023, já são mais de 80 projetos ou programas culturais vigentes.

Disponível abaixo, o conteúdo foi traduzido para Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelos tradutores-intérpretes David Araújo e Rute Leandro, da Secretaria de Acessibilidade (Seace/UFCA).

Por trás das câmeras

Gravado em todos os campi da UFCA e em alguns pontos turísticos da região do Cariri, as gravações do novo filme institucional da UFCA duraram cerca de dois meses. Levando em conta toda a preparação de equipamentos, organização prévia dos lugares de gravação e direção dos atores em cena, Ana Paula lembra que foi desafiador tornar a realização desse material possível.

“A preocupação da direção de um filme como esse – em termos  de preparação técnica do set e de direção dos participantes, ambas alinhadas ao roteiro previamente aprovado pela gestão superior – se divide, no nosso caso, com a produção, que requer entrar em contato com dezenas de pessoas e combinar horários e locais. Além do contato com várias instâncias universitárias em um período intenso de gravações, é preciso pensar em questões logísticas, como disponibilidade/requisição de carro oficial e até mesmo o clima (se chuvoso ou ensolarado), além de desmarcações por contratempos de alguns  participantes”, explicou.

O vídeo anterior, publicado em 2019, de acordo com Ana Paula, foi feito em paralelo à construção de conteúdo para o então novo Portal da UFCA – o que reduziu significativamente a potência operacional da equipe na época. Anos depois, a Universidade adquiriu novos equipamentos audiovisuais, como um estabilizador de câmera fotográfica que, ainda segundo a diretora do filme, permitiu maior mobilidade nas gravações, com cenas mais dinâmicas. Além de tudo isso, a trilha do vídeo de 2023 é obra da musicista Carla Ribeiro, egressa do curso de Música da UFCA: “Todas essas mudanças buscaram apresentar a UFCA como verdadeiramente uma universidade do Cariri”, explica.

Além dos esforços internos da Diretoria de Comunicação (Dcom/UFCA), outras pessoas da comunidade acadêmica participaram ativamente da produção do vídeo, entre as quais destaca-se o Coral da UFCA e seu regente, o professor Renato Brito, os discentes da UFCA Levi Alexandre (que narra parte do roteiro) e Ivanessa Santos (que introduz os temas do vídeo), vários docentes da Universidade que cederam fotos de arquivo pessoal para recontar os primeiros anos do que viria a se tornar a UFCA e os seis músicos responsáveis pela trilha sonora – cuja direção é assinada por Renato Brito.

Diretoria de Comunicação
dcom@ufca.edu.br