Licenciatura em Química do IFE Brejo Santo conquista conceito 4 do MEC

Publicado em 25/09/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h19

Solenidade no Campus Brejo Santo

O Ministério da Educação (MEC) enviou, nesta terça-feira (25), à direção do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri (IFE/UFCA), um relatório com a avaliação do curso de Licenciatura em Química, ministrada em Brejo Santo. A equipe do MEC visitou a cidade entre os dias 18 e 21 de setembro de 2018 e verificou questões em 3 grandes campos de atuação do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Na prática, foram avaliados itens como condições de infraestrutura do campus, cumprimento das diretrizes curriculares nacionais, número de docentes com titulação de doutor, mestre e especialista e oferta de disciplina de  Libras (obrigatória para cursos de licenciatura conforme Decreto no 5.626/2005). Na avaliação do MEC, o curso de Licenciatura em Química da UFCA obteve conceito 4, de um máximo de 5. 

De acordo com o diretor do IFE, prof. Rodrigo Lacerda, a conquista vem do esforço coletivo da equipe do instituto: “Nós que fazemos o IFE recebemos com muita felicidade essa nota. Apesar de toda a dificuldade que a gente vem enfrentando, nós conseguimos uma avaliação positiva. Esse é o segundo curso do IFE reconhecido pelo MEC. No primeiro curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática), conseguimos média 3, que é a nota mínima para a aprovação, mas – especificamente no campo ‘infraestrutura’ – ficamos com média abaixo disso, principalmente porque o nosso campus ainda está em obras. Então, entramos com um protocolo de compromisso para garantir a aprovação e o MEC nos visitará novamente, no ano que vem. Agora, a Licenciatura em Química foi aprovada sem um protocolo de compromisso e isso mostra que, apesar das dificuldades, estamos conseguimos avançar”, disse. 

Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LICN)

A criação da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LICN), autorizada em janeiro de 2014, vem do compromisso da UFCA de valorizar a docência por meio da criação de cursos na área do Ensino. Outro objetivo é suprir o deficit de professores de ciências no Cariri.  

Pela licenciatura interdisciplinar, os futuros professores têm formação geral nas áreas de Biologia, Física, Matemática e Química, com duração mínima de 3 anos. A partir do quarto semestre, eles optam por cursar disciplinas de áreas específicas, que podem ser Química, Física, Matemática ou Biologia. Assim, o aluno poderá cursar concomitantemente a LICN e outra Licenciatura específica, em uma das áreas ofertadas. As disciplinas específicas são optativas para a LICN, mas obrigatórias caso o aluno queira obter seu segundo diploma.

Entre os destaques do curso está a alta qualificação de seus professores. Dos 34 docentes da LICN, 23 têm doutorado e 9 são mestres em suas áreas. Além disso, a UFCA cumpre a obrigação de oferta da disciplina de Libras: atualmente, a universidade possui dois intérpretes de Libras que atuam em palestras/eventos e nas ações do projeto UFCA Acessível.

Segundo consta no relatório enviado pelo MEC, “de acordo com a legislação vigente de avaliação do ensino superior, (…) o curso de Licenciatura em Química, em fusão ao Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática, oferecido na modalidade presencial pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) Campus de Brejo Santo é satisfatório e possui atributos para ser reconhecido considerando todos os requisitos legais e normativos para o curso superior de Licenciatura em Química”, atribuindo ao curso o conceito final 4.