II Encontro Temático da UFCA sobre autismo discute sobre leis e políticas de inclusão

Publicado em 20/04/2018. Atualizado em 31/10/2022 às 11h14

O universo do espectro autista foi abordado durante o encontro. Foto: Emanoella Callou

Na noite desta quinta-feira (11), aconteceu o II Encontro Temático da Universidade Federal do Cariri (UFCA) sobre autismo. Com o tema Uma Caminhada no Universo do Espectro Autista, o evento é uma realização da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e da Secretaria de Acessibilidade da UFCA, com o apoio da Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas do Cariri (AMA).

O evento contou com a participação de Juscelino Pereira Silva, vice-reitor da UFCA; do médico Cícero Cláudio Dias; da presidente da AMA Cariri, Ana Moésia Magalhães; do advogado Philippe Nery e dos professores da Unileão, Renata Kalina Alves e Herlón Ribeiro Cortez. Os convidados discutiram vários aspectos relacionados ao tema, desde a preparação e estudos necessários por pais e professores na conveniência diária com autistas até os problemas de diagnóstico e a falta políticas de inclusão na sociedade.

De acordo com o médico Cícero Cláudio Dias, que tem um filho diagnosticado com autismo, apenas 10% dos autistas conseguem receber diagnóstico e tratamento adequado, o que remete a uma deficiência na área da saúde pública. “Acredito que o principal o objetivo deste evento é compartilhar nossas experiências, para que assim possamos desmistificar e combater os preconceitos”, afirmou.

Lançamento

Na ocasião, também foi apresentado o AutA, um aplicativo desenvolvido por professores do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Leão Sampaio que visa ajudar na interação social da criança com autismo.

Segundo a professora Renata Kalina Alves, a partir desenhos e repetições de frases o aplicativo busca auxiliar as desenvolver melhores habilidades de comunicação. O AutA é gratuito e está disponível para download no google play.

AMA Cariri

Fundada em 2015, a Associação dos Pais, Amigos e Profissionais dos autistas do Cariri, é uma entidade de caráter educativo, assistencial e beneficente, sem fins lucrativos, com sede na cidade de Missão Velha.

Durante o evento, a presidente da AMA Cariri, Ana Moésia Magalhães, falou sobre as ações realizadas pela associação, que luta pelos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Região.

Dentre as conquistas da associação, Ana Moésia destacou propostas de projetos de lei em andamento, e algumas já aprovadas em algumas cidades do Cariri, como as leis que dispõem sobre a obrigatoriedade do censo autista, o dia municipal do professor especializado em educação especial e a semana de conscientização do autismo já aprovadas em Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha.

A busca da associação por mais inclusão continua com a proposta de lei para regulamentar a redução na carga horária sem prejuízos salariais para os responsáveis legais de pessoas com autismo que estejam em tratamento, a prática de educação física adaptada nas escolas, o direito pelas vagas especiais de estacionamento, dentre outros.

De acordo com Ana Moésia, apesar da existência da Lei nº 12.764/2012, que dispõe sobre os Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista garantir o acesso à educação das pessoas com TAE, a AMA recebe frequentemente denúncias de escolas na região que ainda negam o acesso. “A lei é para todos, e a nossa intenção é que todos sejam incluídos”, afirma.