Estudante vence Desafio LED com projeto de aplicativo para interação entre universitários e discentes do Ensino Básico

Publicado em 31/10/2022. Atualizado em 31/10/2022 às 09h28

Foto: Thiago Bessa/UFCA

Uma estudante do segundo semestre de Engenharia de Materiais na Universidade Federal do Cariri (UFCA) conquistou o primeiro lugar do desafio do Movimento LED, Luz na Educação: uma iniciativa da Rede Globo com a Fundação Roberto Marinho. O projeto premiou, no último fim de semana (dias 8 e 9 de julho de 2022), no Rio de Janeiro, iniciativas de todo o Brasil que pensaram soluções criativas para problemas educacionais.

Agora, a estudante da UFCA Maria Gabriela Leite de Souza, de 19 anos, receberá R$ 75 mil para tocar a ideia vencedora. Gabriela desenvolverá um aplicativo de match (termo utilizado no mundo virtual para se referir ao encontro de pessoas que têm interesse em comum), chamado “Maduc: o match da Educação”. Pela ferramenta, estudantes da rede pública de Ensino, de escolas de nível fundamental e de nível médio, poderão ter contato com estudantes universitários.

Interação entre estudantes

A intenção de Gabriela é contribuir para que estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio tenham a oportunidade de se inserir no mundo acadêmico, ainda na escola. A estudante, desde antes de ingressar no Ensino Superior, tinha vontade de conhecer mais desse ambiente. Diante da dificuldade de fazer isso e da distância entre a escola básica e a universidade, Gabriela pensou na proposta do aplicativo.

“A ideia surgiu a partir da minha dor, do meu incômodo por ser aluna de escola regular pública e a informação e as oportunidades nunca chegarem. O desafio propunha expor um problema que você enfrentou na sua carreira estudantil e resolvê-lo através da Educação”, explicou Gabriela. Com o aplicativo, ela acredita que auxiliará os estudantes a conhecerem melhor o ambiente acadêmico.

A interação entre os universitários e aqueles que ainda estão no Ensino Básico funcionará como uma rede de orientação. Dessa forma, discentes que tenham interesse em cursar uma determinada graduação, com dedicação a uma área de pesquisa específica, poderão se cadastrar no aplicativo e encontrar acadêmicos que possam fornecer informações sobre cursos, pesquisas e outros projetos.

Para desenvolver o Maduc, a estudante contará com o apoio do grupo de pesquisa de Computação e Design (CoDe), da UFCA, coordenado pelo professor Thiago Bessa e pela professora Débora Macedo. O grupo desenvolve pesquisas transversais nas áreas de Computação, Design, Arquitetura, Urbanismo, Engenharia, Saúde e Educação. No momento, os/as pesquisadores/as estão trabalhando na fabricação digital de produtos, como a impressão em 3D.

Segundo Gabriela, a previsão é que o aplicativo esteja no ar no ano que vem. Todo o dinheiro recebido no prêmio será para o desenvolvimento da ferramenta e para colocá-la em funcionamento.

Desafio do Movimento LED

Voltado para estudantes universitários, o Desafio LED lançou a seguinte pergunta, logo no momento da inscrição: “Conte qual o maior problema que você enfrentou ou enfrenta na sua trajetória educacional e crie uma solução para resolvê-lo”. A cada nova etapa, os/as estudantes participavam de uma oficina – com emissão de certificado – oferecida pela Mastertech (escola de pensamento digital) para lapidação das ideias.

Nos dias 8 e 9 de julho de 2022, no Rio de Janeiro, os finalistas, escolhidos pela Mastertech, participaram do Festival LED, no qual ocorreu a última etapa do desafio. Nesta etapa final, foi realizada mais uma oficina e a premiação dos vencedores. Os cinco primeiros colocados receberam, juntos, R$ 250 mil em prêmios: os dois primeiros R$ 75 mil, e os demais R$ 50 mil (3º lugar), R$ 30 mil (4º lugar) e R$ 20 mil (5º lugar).

Com informações do Festival LED, Luz na Educação

Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA)
cct@ufca.edu.br