Depois de se adaptar para o formato digital, cursinho comunitário Logus seguiu preparando alunos para o Enem

Publicado em 15/12/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h34

Estudantes participam de atividades do cursinho Logus Pré-Vestibular Foto: Dcom/UFCA

O cursinho comunitário Logus, projeto de Extensão e de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA), encerra as aulas deste ano esta semana, depois de meses contribuindo com a preparação de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o encerramento deste ciclo preparatório, também termina, para os estudantes da UFCA envolvidos no projeto, um dos maiores desafios impostos pela pandemia do Coronavírus: manter o cursinho em formato remoto, mesmo com todas as dificuldades digitais e sociais, uma vez que o projeto tem o foco na preparação de pessoas em vulnerabilidade social.

O Logus, cujas aulas costumavam ser ministradas no campus Barbalha da UFCA, selecionou, no início do ano, 60 candidatos do Enem para participar do cursinho. No entanto, com a pandemia e a adoção do formato remoto, apenas a metade desse público permaneceu acompanhando as aulas, organizadas e ministradas por uma equipe com cerca de 28 estudantes, em sua grande maioria do curso de Medicina da UFCA, dentre bolsistas da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), voluntários e colaboradores.

De acordo com Francisco Maxwell Leite Barbosa, estudante de Medicina da UFCA e um dos coordenadores do projeto, o cursinho preparatório teve de ser completamente adaptado, não apenas no formato, mas no conteúdo também, uma vez que o ambiente digital exigiu uma diminuição na carga horária para tornar o cursinho viável. “A gente criou um cursinho online”, conta Maxwell.

Quando as aulas eram no campus Barbalha, o cursinho tinha quatro aulas diárias, no turno da noite. Com a adaptação para o ambiente virtual, Maxwell conta que passaram a ministrar três aulas virtuais diárias, de 18h às 21h30, com intervalos de 15 minutos entre as aulas. As aulas passaram a ser transmitidas online e eram gravadas para serem disponibilizadas aos alunos que não pudessem acompanhar ao vivo. Aulas aos sábados de tarde para poder compensar algumas lacunas também passaram a ser ministradas. “Online é mais desgastante do que pessoalmente, isso é visível”, explica Maxwell o porquê dessas mudanças.

Evasão

O cursinho sofreu uma evasão de 50% de seu público inicial, mas Maxwell avalia que a evasão teria sido ainda maior se eles não tivessem criado mecanismos para manter os estudantes envolvidos com a preparação para o Enem. Ele conta que, no início, faziam apenas aulas expositivas, mas perceberam, após um mês, que estavam perdendo o vínculo com os alunos. Daí criaram um sistema de questões e de dicas para ajudar no interesse do aluno. Segundo Maxwell, os professores passaram a instigar ativamente a presença dos alunos. Ainda segundo Maxwell, boa parte dos que evadiram foi por conta de situação financeira e da situação da própria pandemia em si. “Teve muita gente que começou emprego nesse período de pandemia para ganhar dinheiro porque estava faltando dentro de casa”, conta.

Rendimento

Apesar da grande evasão e das dificuldades enfrentadas por causa da pandemia e do ambiente virtual, os alunos que permaneceram tiveram bons resultados em suas preparações para o Exame. A prova disso são os resultados no Laboratório de Redação. “A gente conseguiu fazer um ótimo trabalho; inclusive, a gente teve aumentos expressivos nas redações, os alunos que antes tiravam 700 estão tirando acima de 900 agora”, relata. No Laboratório de Redação, os corretores usaram aplicativos para trocar as redações com os alunos e, assim, corrigiam, marcavam e comentavam por áudio.

O Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, em formato impresso, e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 no formato digital. Os participantes do Logus farão a versão impressa. “A nossa expectativa este ano é conseguir resultados. Todos os anos a gente consegue resultados”, diz Maxwell. “Muitos deles conseguem passar no que se propuseram a passar no início do ano, isso deixa a gente feliz porque a gente está conseguindo ajudar aquela pessoa a alcançar o sonho dela, então, é o nosso maior prazer que a gente tem dentro do cursinho é esse, em termo de coordenação, em termo de professores, isso é o que nos motiva”, finaliza.

O Logus

O projeto Logus foi proposto e é também coordenado pela professora do curso de Medicina, Maria Elizabeth Pereira Nobre. O projeto, que teve início em 2017, tem como objetivo desenvolver estratégias de educação gratuita e de qualidade para preparar estudantes em vulnerabilidade social para o Enem.

Cursinho comunitário Logus

Perfil no Instagram: @logusprevest