Com veiculação em 25 TVs e em mais de 40 canais na internet, quarta temporada do Univerciência divulga duas pesquisas da UFCA

Publicado em 26/06/2023. Atualizado em 26/06/2023 às 12h09

Professor Cláudio Gleidiston (Famed/UFCA) realiza observação com microscópio. Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

Duas pesquisas da Universidade Federal do Cariri (UFCA) foram divulgadas na quarta temporada do programa Univerciência: um programa de TV e Internet colaborativo, dedicado à popularização da Ciência, com conteúdo mantido por cerca de 40 instituições públicas de Ensino Superior na região nordeste (entre elas, a UFCA). O Univerciência é veiculado em mais de 25 TVs (entre emissoras públicas, educativas, culturais e universitárias), em 12 estados brasileiros, e nos canais on-line das instituições parceiras.

Criado em 2020 pela TV da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (TV Uesb), o Univerciência é o primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da Ciência produzido no nordeste brasileiro e já está em sua quinta temporada. Somando a estimativa de audiência de todos os canais que veiculam o Univerciência, o potencial de alcance é de cerca de 100 milhões de pessoas.

No canal da UFCA no YouTube, UFCA TV, foi publicado nesta segunda-feira, 26 de junho de 2023, o décimo episódio da quarta temporada, no qual foi divulgada uma pesquisa encabeçada pela professora Poliana de Luna, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA).

A equipe de Poliana, do Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (Laurbs/UFCA), está trabalhando em entrevistas com usuários dos serviços jurídicos oferecidos na Segunda Vara do Juizado Especial Cível de Juazeiro do Norte. A ideia é, com os dados levantados, construir uma ferramenta que facilite o acesso à Justiça no município.

No décimo quarto episódio da quarta temporada, que também será publicado no UFCA TV (24 de julho de 2023), é relatado o caso bem-sucedido do uso do fármaco fluconazol (já comumente utilizado para tratamento de micoses) como alternativa para combater a chamada leshimaniose cutânea.

A doença, endêmica no Ceará, causa feridas na pele e em mucosas – daí também ser conhecida como “ferida braba”. O medicamento padrão para o tratamento da doença é chamado Glucantime, um fármaco fornecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que precisa ser administrado diariamente, de forma endovenosa ou intramuscular, por pelo menos 20 dias, para ter o efeito esperado – o que diminui consideravelmente a adesão ao tratamento.

Conforme o líder da pesquisa, professor Cláudio Gleidiston, diretor da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), os pesquisadores da UFCA chegaram ao fluconazol (barato, já difundido e de fácil acesso) após se dedicarem a descobrir uma droga alternativa para a doença.

Os vídeos sobre ambas as pesquisas, elaborados pela Diretoria de Comunicação (Dcom/UFCA), com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA), estão disponíveis no episódio 10 (acesso à Justiça) e no episódio 14 (tratamento da leshimaniose cutânea).

O conteúdo já foi divulgado por boa parte das instituições parceiras, como a TV Uesb, o Canal Saúde e o Canal Futura. Na UFCA, os episódios da quarta temporada ainda estão sendo publicados, em periodicidade semanal.

Programa Univerciência
univerciencia@uesb.edu.br