Com inscrições até 12 de abril, Mandacaru.dev oferta 15 vagas para discentes na área de TI da UFCA, em módulo sobre Gestão Ágil, Inovação e Empreendedorismo

Publicado em 26/03/2024. Atualizado em 22/03/2024 às 16h50

O programa Mandacaru.dev – uma capacitação em módulos para que, entre outros objetivos, estudantes no Ceará da área de Tecnologia da Informação aprofundem seus conhecimentos em tecnologias inovadoras – vai abrir inscrições para mais um módulo da iniciativa, com 60 vagas disponíveis. Delas, 15 serão destinadas a discentes da área de TI da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O módulo é oferecido gratuitamente.

As inscrições para o módulo “Juazeiro” começam às 6h do próximo dia primeiro de abril e vão até o meio-dia de 12 de abril de 2024, por meio do site do Mandacaru.dev. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. São pré-requisitos para participação estar matriculado/a em cursos de graduação ou de pós-graduação no estado do Ceará, no semestre 2024.1 (ano civil), e já ter sido aprovado/a na disciplina de Engenharia de Software (ou equivalente).

Realizado pela Bolsa de Valores do Brasil (B3), pelas empresas de tecnologia BLK, PDtec e Neoway (coligadas da B3) e pela Universidade Federal do Ceará (UFC – ver realizadores), o Mandaracu.dev busca – ao oferecer a oportunidade de capacitação para discentes de cursos de TI de instituições de ensino cearenses – não apenas contribuir para o desenvolvimento tecnológico do estado, como também abrir portas para o mercado de trabalho e dar visibilidade a talentos estaduais no cenário de TI (cearense e nacional).

Módulos

Desde o ano passado, já foram ministrados os módulos “Jandaia” (Qualidade de Software – ministrado de janeiro a março de 2024) e “Ibiapaba” (Ciência de Dados – ministrado de outubro a dezembro de 2023). A turma que concluiu o módulo Jandaia neste mês contou com a presença de discentes da UFCA, dos cursos de Ciência da Computação, de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Matemática Computacional.

No último encontro do módulo, foram apresentadas – a uma banca de convidados/as da B3 – soluções em TI desenvolvidas pelos discentes do programa.

O módulo Juazeiro, por sua vez, vai tratar de Gestão Ágil, Inovação e Empreendedorismo e será ministrado entre abril e junho de 2024 (aos sábados, entre 9h e 11h30). As aulas serão remotas, realizadas por meio das plataformas Microsoft Teams e Discord. Além das aulas, o programa mandacaru.dev oportuniza aos participantes acesso aos mentores das empresas realizadoras da iniciativa.

Ao fim de cada módulo, será disponibilizado e emitido pela UFC um certificado de participação no projeto ao/à estudante participante.

“DemoDay” do módulo Jandaia do programa Mandacaru.dev. O DemoDay é uma cerimônia de encerramento em que os participantes do projeto apresentam as soluções que desenvolveram ao longo do módulo, para uma banca de convidados. Imagem: Reprodução – Mandacaru.dev

Experiência de discentes da UFCA no Mandacaru.dev

José Kayo Bezerra da Silva, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UFCA, afirma que a participação no mandacaru.dev foi muito importante para a sua carreira como desenvolvedor: “Lá, tive a oportunidade de não só aprimorar minhas habilidades técnicas (hard skills), mas principalmente de lapidar minhas habilidades interpessoais (soft skills). Finalizei o módulo Jandaia e fiquei com a sensação de que valeu muito a pena toda dedicação e esforço, pois ganhei bastante maturidade e experiência de mercado”, disse.

Já o graduando em Ciência da Computação na UFCA José Victor Gonçalves valoriza a experiência no mandacaru.dev pela abertura de horizontes profissionais que percebeu durante as aulas do projeto: “foi uma ótima experiência, pois me ajudou a conhecer e me desenvolver em áreas do desenvolvimento de software que não conhecia e que são essenciais para um bom profissional”, compartilha.

Também graduando em Ciência da Computação na UFCA, João Isaac Alves diz que hoje se sente mais confiante em relação à carreira profissional: “Tive a oportunidade de conhecer profissionais da área, estudar os principais assuntos de qualidade de software e ver como essas metodologias são aplicadas no mercado. Tudo isso certamente contribuiu para o meu crescimento profissional e agora me sinto mais preparado para dar continuidade aos estudos e trazer valor para os próximos projetos”, afirmou.

Realizadores

O mandacaru.dev resulta de uma parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, para a execução de atividades de formação de recursos humanos com foco em capacitação em tecnologias inovadoras.

Além da UFC e da B3, também são parceiras realizadoras da iniciativa a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Astef) e, de forma mais específica, as empresas BLK, PDtec e Neoway – as três vinculadas à B3. Apesar da vinculação, todas têm autonomia de gestão e funcionam de forma independente.

BLK: Especializada em electronic & algorithmic trading, com ênfase na criação e desenvolvimento de softwares e algoritmos. Foi adquirida pela B3 entre 2019 e 2020.

PDtec: Líder em soluções digitais com valor jurídico, atendendo todo o ciclo de crédito e cobrança para veículos, imóveis e outras inadimplências, por meio de notificações e intimações eletrônicas, protesto eletrônico, consolidação de propriedade e kits de ajuizamento. Foi adquirida pela B3 em 2019.

Neoway: maior empresa da América Latina de Data Analytics e Inteligência Artificial. As tecnologias da empresa atendem mais de 20 setores de negócios como financeiro, automotivo, bens de consumo, cobrança e recuperação, saúde, óleo e gás, entre outros. Foi adquirida pela B3 em 2021.

Projeto mandacaru.dev
Inscrições: de 1º a 12 de abril de 2024