Egressos e docentes de Música da UFCA representam AL no “Festival de Músicas do Mundo”, em Portugal. Prévia do show é apresentada na próxima quinta-feira, no Cariri

Publicado em 26/06/2023. Atualizado em 26/06/2023 às 12h24

Da esquerda para a direita, os componentes do quarteto Cantares: Weber dos Anjos (guitarra romântica), Luciano Brayner (voz, flauta transversal e pífano), Evânio Soares (rabeca, pandeiro e viola sertaneja) e Cláudio Mappa (contrabaixo acústico). Foto: Paula Geórgia (divulgação)

Na próxima quinta-feira, dia 29 de junho de 2023, às 20h30, será apresentada, no Cariri, uma prévia do show “De Mar a Mar”, do grupo caririense Cantares. O quarteto, formado por egressos do Curso de Música da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e por docentes da instituição, vai representar a América Latina no 31º Festival Tom de Festa — Festival de Músicas do Mundo, em Portugal.

O evento será realizado na cidade de Tondela, no norte de Portugal, de 12 a 15 de julho deste ano. Especificamente a apresentação do caririense Cantares será realizada no dia 14 de julho, às 21h30 (horário de Lisboa).

O Festival de Músicas do Mundo terá representados, em sua programação, sete países, de três continentes: Gâmbia, Madagáscar e Gana (África); Brasil e Chile (América Latina), além de Espanha e Portugal (Europa). Também representa o continente latino, no festival, o grupo chileno Calle Mambo.

Os componentes do quarteto do Cariri são: Luciano Brayner (voz, flauta transversal e pífano), Evânio Soares (rabeca, pandeiro e viola sertaneja), Cláudio Mappa (contrabaixo acústico) e Weber dos Anjos (guitarra romântica). Os dois primeiros foram estudantes da UFCA e os dois últimos são docentes da Universidade.

O Cantares se apresenta, no Crato (Casa Ucá), na próxima quinta-feira, por meio de parceria com a Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) e com o Instituto Mirante, além do apoio da UFCA, do Sesc Ceará e da Casa Ucá.

De Mar a Mar

Inspirados pelo cancioneiro popular do nordeste, a apresentação musical “De Mar a Mar” é um conjunto de canções que evocam um diálogo entre as culturas brasileira e lusitana, abordando saudade, distância, memória e esquecimento, por meio da associação da poética dos cantadores portugueses com as melodias do nordeste brasileiro.

Esta musicalidade estabelece diálogo entre as culturas brasileiras e lusitanas, com narrativas do litoral ao sertão, por meio do mergulho do cancioneiro popular na música do nordeste brasileiro e as profundas raízes ibéricas em suas falas ancestrais, evocadas ainda, pelos ritmos de baião, coco e ciranda, utilizando instrumentos históricos como a guitarra romântica, instrumentos tradicionais como a rabeca e o pífano, na união com o contrabaixo clássico.

O Grupo Cantares foi escolhido por meio de uma curadoria que contou com participantes do Brasil, Portugal e África. A sonoridade que o Grupo trouxe em seu repertório foi peça fundamental para que a curadoria o selecionasse.

Festival de Músicas do Mundo

Há 31 edições, o Festival de Músicas do Mundo estabelece uma ponte entre a cidade de Tondela e o resto do mundo. Nesta edição, a Associação Cultural e Regreativa de Tondela (Acert) convidou o estado do Ceará, por meio da Secult-CE, a viabilizar a participação de artistas cearenses em atividades de formação e fruição durante o festival.

O intercâmbio entre mestres e artistas cearenses com a Acert e com as Universidade do Porto e de Aveiro, em Portugal, ocorre desde o ano de 2017 e é fruto de uma articulação internacional continuada da Secult-CE. Já participaram os Mestres da Cultura Geraldo Amancio (cantoria de viola) e Klévisson Viana (literatura de cordel, desenho e gravura), além de artistas ligados à Música e ao Teatro.

*Com informações da Secult-CE

Prévia do espetáculo De Mar a Mar – Grupo Cantares
Dia 29 de junho de 2023 (quinta-feira), às 20h30
Onde: Casa Ucá (Crato-CE)