Aprovada proposta de mestrado acadêmico em Administração na UFCA. Funcionamento aguarda homologação do MEC

Publicado em 12/07/2023. Atualizado em 12/07/2023 às 13h05

Vista aérea do campus Juazeiro do Norte da UFCA. Foto: Luyan Costa - Dcom/UFCA

A proposta de mestrado acadêmico em Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado foi divulgado nesta segunda-feira, dia 10 de julho de 2023. 

Para abrir processo seletivo e iniciar o funcionamento, ainda é necessário aguardar a homologação do resultado pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE) e pelo ministro da Educação. O programa, quando iniciar as atividades, abrirá cerca de 20 vagas.

Conforme o professor Elias Pereira Lopes Júnior, que coordenou o envio da proposta para a Capes, a área de concentração aceita foi” Organizações, Inovação e Sustentabilidade”, dividida em duas linhas de pesquisa: “Gestão, Desenvolvimento e Sustentabilidade” e “Mercado e Inovação”. 

Participaram da elaboração do projeto de mestrado outros 11 professores/as da UFCA, ligados ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). 

Processo

Para solicitar a criação de um curso de pós-graduação stricto sensu, é necessário passar pela etapa de Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) junto à Capes. Na UFCA, antes da análise da Capes, o projeto precisa ser enviado para homologação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA). 

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Claudener Teixeira, a proposta do  mestrado em Administração, depois de homologada pela PRPI/UFCA, foi enviada à Capes. Na Coordenação, passou pela análise de mérito na área de avaliação de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.

“Neste ano, para essa área, foram submetidas 45 propostas de APCN [Avaliação de Propostas de Cursos Novos] de todo o país. Dessas 45 propostas, apenas oito foram aprovadas. A nossa foi a única do Nordeste a ser aprovada dentro dessa área da Capes, demonstrando o amadurecimento técnico-científico dos/as docentes que atuam na área de Administração da UFCA”, ressaltou o pró-reitor. 

Depois da aprovação da área, Claudener Teixeira explicou que o parecer foi homologado por outro colegiado, nesse caso, o Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES), formado por membros da comunidade científica eleitos pelos pares. 

“Esse comitê analisa os resultados da avaliação da área. Após a emissão do parecer final do CTC-ES, que é o colegiado que está vinculado à Capes, o processo deverá ser encaminhado ao MEC [Ministério da Educação] para ser homologado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e, por fim, pelo ministro da Educação. Só após essa fase de tramitação no MEC, é que o curso de pós-graduação em Administração poderá iniciar suas atividades acadêmicas”, explicou Claudener. 

Avaliação

De acordo com a Capes, na avaliação de cursos de pós-graduação stricto sensu são consideradas a adequação ao desenvolvimento regional e nacional e a importância socioeconômica do curso, além da comprovação de competência e qualificação acadêmica, didática e científica. 

Outros aspectos observados são a infraestrutura de ensino e pesquisa, o quadro de professores e o acesso a equipamentos de informática atualizados, com internet, base de dados e fontes de informação multimídia.

Com informações da Capes 

Serviço

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
prpi@ufca.edu.br