Saiba os números de atendimentos da Secretaria de Acessibilidade em 2021

Publicado em 29/03/2022. Atualizado em 30/03/2022 às 10h30

SEACE mais do que duplicou o número de atendimentos em 2021, em relação aos dados de relatório de 2020, foram 1557 solicitações.

Só  a Divisão de Serviços Acessíveis (DSAC) atendeu 1258 solicitações, superando em mais de 100% os números totais de 2020. Conforme dados anteriormente divulgados pela secretaria, em 2020 foram cerca de  650 atendimentos englobando os diversos serviços disponibilizados pelo setor. Veja os números de 2020. (Gráfico 01)

Foram 2708 horas de interpretação, sendo 67% atendimentos em sala de aula, 10% de demandas administrativas e as demais e 23 % outros atendimentos.(Gráfico 02)

Produção de materiais didáticos acessíveis – Servidora Técnica Braillista Alseni Maria e Samuel Melo Estagiário

Ainda conforme o relatório, a produção de materiais didáticos, em 2021,  foi de 136 páginas em Braille e 402 em formato digital acessível, totalizando  538 páginas produzidas, o que significa um aumento  de 33,5% em relação aos dados disponíveis de  2020. (Gráfico 03)

Francileuda Linhares e Rute Leandro, gestoras da SEACE. Foto/SEACE

Para Francileuda Linhares, gestora da SEACE, a publicação dos atendimentos é importante porque contribui com a transparência e divulgação dos serviços que são oferecidos pelo setor, possibilitando assim, o acompanhamento pela comunidade universitária.

A gestora também ressaltou que em 2021 foram contratados 3 colaboradores terceirizados para a função de tradutores intérpretes de Libras, o que favoreceu um melhor acompanhamento dos estudantes surdos em nossa universidade.

Já a DAPCD contabilizou 270 atendimentos, desses, 128 foram desdobramentos das  diferentes solicitações distribuídas entre acadêmicas, informações sobre acessibilidade e atendimentos administrativos. (Gráfico 04, 05 e 06)

Setores atendidos

Conforme dados da divisão de Serviços Acessíveis o curso de Letras Libras teve 441 solicitações atendidas em 2021, seguidos de 363 da medicina veterinária e 147 da filosofia, cursos estes com estudantes surdos, os atendimentos a outros setores da universidade totalizam apenas 136. (Gráfico 07)

David Nascimento Araújo, gerente da DSAC, ressaltou que sempre existem novos tipos de demandas, mas dentro daquilo que o setor tem se proposto os atendimentos têm sido satisfatórios, executados com presteza e qualidade, tanto os serviços de interpretação como a produção de materiais didáticos acessíveis.

David Nascimento – Gestor da DSAC Foto/SEACE

43% dos atendimentos da Divisão de Atendimento à Pessoa com Deficiência foram para discentes, 20% para Técnicos Administrativos em Educação, 16% para unidades administrativas, 13% para  público externo  e 9% docentes. (08 e 09)

Cicera Simone, Gestora da DAPCD

Para Cicera Simone, gerente da divisão, as expectativas, para 2022, é que os atendimentos aumentem com o ensino presencial, haja um fluxo maior de comunicação com os estudantes, além da manutenção dos resultados positivos. Esperamos que com o surgimento de novas demandas possamos continuar atendendo com qualidade, garantindo os direitos e permitindo uma real inclusão desses discentes, ressaltou a gestora.

Números de estudantes.
Conforme dados, referente ao ano de 2021, a Secretaria de Acessibilidade da UFCA, acompanhou 118  pessoas  da comunidade acadêmica, sendo 105 estudantes e 13 servidores. A entrada dos novos estudantes do semestre 2021.2 ainda não foi contemplada, devido ao atraso do calendário acadêmico por motivo da pandemia. Saiba mais na página números SEACE.

Gráficos