Seace/UFCA divulga números de atendimentos realizados em 2020

Publicado em 11/03/2021. Atualizado em 05/04/2021 às 17h05

Servidores preparando materiais gráficos em Braille. Foto: Arquivo- Seace/UFCA

Mesmo em meio a um ano atípico para toda a sociedade, a Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Cariri (Seace/UFCA) realizou mais de 650 atendimentos em 2020, conforme dados de acompanhamento do setor. Esses atendimentos englobam os diversos serviços oferecidos pela secretaria, entre os quais estão consultorias, atendimentos à pessoa com deficiência, produção de materiais didáticos acessíveis e atuação da equipe de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

De acordo com relatório gerado pelo sistema OS Tickets (plataforma eletrônica que permite a abertura on-line de demandas para os setores da UFCA), disponibilizado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), somente entre os meses de janeiro a setembro de 2020, mês este em que teve início o Período Letivo Especial (PLE – link para uma nova página), foram 314 agendamentos apenas dos serviços de tradução e interpretação em Libras.

De acordo com a titular da Seace/UFCA, Francileuda Linhares, o número representa o registro de cada demanda, sem ilustrar, por exemplo, a carga horária de cada atendimento e as outras solicitações que foram formalizadas em um único ticket. O dado também não demonstra o tempo de estudo da(o) intérprete até a atividade prática e finalização da solicitação. Conforme levantamento do gerente da Divisão de Serviços Acessíveis da Seace/UFCA, David Araújo, dos 314 tickets abertos para os serviços de tradução/interpretação, foram efetivamente realizados 577 atendimentos.

A Seace, atualmente, oferece 28 serviços pelo sistema OS Ticket, 20 dos quais são serviços relacionados à tradução/interpretação de Libras em diferentes contextos, como cursos, eventos, lives, aulas de graduação ou de pós-graduação, atividades didático-pedagógicas, tradução de textos, reuniões institucionais, tradução de TCC, processos seletivos e produção de vídeos.

Materiais Didáticos Acessíveis

Durante o PLE, dentre os mais de 630 atendimentos realizados estão 23 demandas de serviços de produção de conteúdos no formato acessível. Essas demandas geraram a conversão de 105 páginas em tinta para 331 páginas em Braille e 26 páginas em formato digital. Além disso, a Seace em parceria com a Diretoria de Logística e Apoio Operacional (DLA/UFCA), providenciou a  entrega do material em Braille na residência da(o) estudante com deficiência visual.

Gráfico em fundo verde com com Barras azuis.. Evidenciando os dados descritos anteriores no texto.
Produção de materiais didático acessíveis, Braille:  331; digital acessível: 26; Tinta: 105.
Produção de Material Didático Acessível na UFCA (em número de páginas). Divulgação: Seace/UFCA

As solicitações por produções em Braille foram atendidas, em média, no prazo de 8 dias úteis, o que representa uma média de 44 páginas transcritas por dia para o formato em Braille ou em digital acessível. A maioria das transcrições foram feitas em musicografia Braille, por serem demandas do curso de Música (especialmente das disciplinas Teoria musical e Piano 1).

Além disso, em 2020 foram adquiridos uma série de equipamentos de tecnologia assistiva como, reglete com prancheta e pulção e máquina perkins para escrita em braille, maquina fusora para relevos táteis e bola com guizo para práticas esportivas.

Imagem com objetos, ferramentas para acessibilidade, sobre uma mesa marrom: Reglete para escrita em braille com prancheta e pulção, maquina Fusora para relevos táteis, bola com guizo para praticas esportivas de deficientes visuais, maquina perkins também para escrita em braille.
Foto dos equipamentos citados/ fonte: Divulgação SEACE

Francileuda também ressaltou o trabalho ativo da equipe da Seace durante o período remoto, articulando, junto a outros setores, meios de melhorar a qualidade da acessibilidade na instituição. Entre as ações realizadas em 2020, nesse sentido, estão a capacitação para o uso do Google For Education, a seleção de tradutores intérpretes de libras totalmente de forma remota e os encontros para apresentação dos principais serviços da instituição aos discentes com deficiência. O trabalho da Secretaria também foi fundamental durante as discussões que levaram a Universidade à aprovação do PLE (link para uma nova página), como as duas Assembleias Gerais Universitárias de 2020 (link para uma nova página) e as reuniões do Conselho Universitário (Consuni/UFCA) e do Fórum de Graduação da UFCA (ForGrad).

Acesse este conteúdo na Língua Brasileira de Sinais

Secretaria de Acessibilidade

acessibilidade.reitoria@ufca.edu.br
atendimentoacessibilidade.reitoria@ufca.edu.br

WhatsApp: (88) 3221.9374  (salve o número normalmente no seu smartphone para falar com a Seace/UFCA pelo aplicativo)

Acompanhe a Secretaria de Acessibilidade no Instagram e no Facebook.