Curso de Medicina Veterinária divulga técnica para gravação de aulas em formato acessível, sem extensões ou plug-ins

Publicado em 13/04/2021. Atualizado em 13/04/2021 às 16h00

Professores do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade da Universidade Federal do Cariri (CCAB/UFCA) desenvolveram uma técnica de gravação de videoaulas, com tradutores intérpretes de Libras/Português em posição destacada, para tornar os conteúdos acessíveis a estudantes surdos. A vantagem do método consiste na não necessidade de uso de extensões ou plug-ins, que geralmente dificultam a adoção do procedimento por parte de outros docentes. A iniciativa partiu do professor do curso de Medicina Veterinária, Jorge André Martins, que teve apoio de outros professores no campus Crato.

A principal dificuldade a se enfrentar residia no fato de não ser possível fixar duas telas ao mesmo tempo na plataforma google Meet – ferramenta muito utilizada pelos docentes da UFCA para ministrar aulas remotas, durante o contexto de pandemia. Para que o(a) intérprete de Libras aparecesse destacado(a) para o(a) estudante, em tamanho viável para o acompanhamento do conteúdo, seria necessário fixar a tela do(a) tradutor(a) e também a tela da apresentação da aula , o que não está entre as soluções nativas oferecidas pela plataforma.

A técnica desenvolvida pelos professores do CCAB/UFCA consiste em uma configuração específica de exibição de telas, de fácil manuseio, que permite aos docentes uma forma rápida e simples de gravação, com os tradutores intérpretes em destaque. Assista abaixo ao tutorial (em Libras) de como adotar o novo método de gravação, elaborado pelo curso de Medicina Veterinária e pela Secretaria de Acessibilidade (Seace/UFCA), com apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/UFCA):

Conforme o professor Jorge André Martins, o desenvolvimento do método partiu da necessidade de incluir uma estudante surda que atualmente cursa Medicina Veterinária na UFCA: “houve uma preocupação para que a estudante tenha acesso às aulas de forma também gravada e possa fixar conteúdo ou assistir posteriormente, caso falte [a aula síncrona]”, ressaltou o professor.

Para Rute da Silva Leandro, chefe do núcleo gestor da Secretaria de Acessibilidade (Seace/UFCA), a criação desse recurso é de suma importância durante o período de pandemia, que exige a prática do distanciamento social e, portanto, de desenvolvimento de aulas na forma remota. Rute elogiou a iniciativa e ressaltou o fato de que o uso dessa ferramenta é inovador, não tendo sido visto ainda em outras Instituições de Ensino Superior (IES), “o que torna importante sua propagação”, afirmou.

Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA)
ccab@ufca.edu.br