20 de outubro de 2023 – Edição 10

Publicado em 20/10/2023. Atualizado em 20/10/2023 às 18h53

Semana de Agronomia

Na segunda-feira pela manhã, o reitor Silvério Freitas participou da cerimônia de abertura da décima quarta Semana de Agronomia da UFCA. No discurso que proferiu na ocasião, Silvério sublinhou a importância de eventos como a Semana de Agronomia para a formação dos/as estudantes. Exortou ainda os futuros e as futuras agrônomas a uma prática profissional baseada no equilíbrio entre produtividade e preservação ambiental. A Semana de Agronomia da UFCA aconteceu entre segunda-feira e hoje. Saiba mais no site do evento.

Ciclo Formativo da Proad

Na terça-feira à tarde, a vice-reitora da UFCA, Ledjane Sobrinho, participou da mesa de abertura do Primeiro Ciclo Formativo da Proad. Em sua fala, Ledjane ressaltou, entre outras coisas, a importância do evento para a UFCA e o compromisso da atual gestão da reitoria com iniciativas que promovam a qualidade de vida na Universidade, a exemplo do ciclo organizado pela Proad. Realizado terça e quarta-feira, o Primeiro Ciclo Formativo da Proad contou com palestras sobre relações de trabalho no ambiente acadêmico, qualidade de vida, assédio moral e sexual, comunicação não violenta e acessibilidade. As gravações do evento estão disponíveis no Auditório Virtual da UFCA.

UFCA na Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP)

Na terça-feira, em Brasília, o reitor da UFCA, Silvério Freitas, assinou acordo de cooperação com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), por meio do qual a UFCA passa a fazer parte da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). A adesão à RNCP é um passo preliminar para a futura implantação da TV universitária da UFCA. “Agora, cabe à gestão superior [da UFCA] ir atrás dos recursos necessários. É um custo bem elevado, em torno de R$ 1 milhão, para aquisição de equipamentos e antena, fora os custos com manutenção e com os profissionais que atuarão nesse espaço da TV digital. Então, a gente vai atrás de buscar recursos, junto aos nossos parlamentares da bancada cearense, para tentar implementar [a TV]. De toda forma, foi um passo importante esse termo de cooperação. Teremos apoio da EBC para estudar e tentar futuramente implementar esse importante equipamento para a instituição e para a região do Cariri”, disse o reitor Silvério Freitas. Saiba mais no Portal da UFCA.

Reunião com o ministro da Educação para discutir projetos para a UFCA

Na quarta-feira, também na capital federal, o reitor da UFCA, Silvério Freitas, esteve reunido com o ministro da Educação, Camilo Santana. Na ocasião, o reitor entregou ao ministro um ofício no qual apresenta projetos para todos os campi da UFCA e seus benefícios para a região do Cariri cearense. O Portal da UFCA traz matéria sobre essa reunião.

Diálogos Pedagógicos

Na tarde de quinta-feira, a vice-reitora Ledjane Sobrinho participou da primeira edição do projeto Diálogos Pedagógicos, que tratou do tema: “Metodologias Acessíveis de Ensino e o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. Em seu discurso, Ledjane destacou a importância de tratar da educação inclusiva. “Para ter uma educação de qualidade é preciso abraçar a inclusão em todos os seus aspectos”, afirmou a vice-reitora. O Diálogos Pedagógicos tem o objetivo de contribuir para a formação docente continuada no âmbito da UFCA. Confira a íntegra da edição inaugural do Diálogos Pedagógicos no Auditório Virtual da UFCA.

Enex semana que vem

O décimo nono Encontro de Extensão da UFCA, o Enex, acontecerá entre quarta e sexta-feira. Com o tema “Despertando horizontes: ciências básicas e ações sociais transformadoras”, o encontro propõe uma série de atividades voltadas para a geração de conhecimento e a partilha de experiências no contexto da extensão universitária. Saiba mais no site do evento e no Instagram da Pró-Reitoria de Extensão.

Festival UFCA de Culturas

Estão abertas as inscrições para o Festival UFCA de Culturas 2023. Autores/as e jogadores/as podem se inscrever até 05 de novembro, enquanto que os/as demais participantes têm até 29 de novembro para efetivar sua inscrição. O Festival será realizado entre 11 e 19 de dezembro, abrangendo mesas-redondas, palestras, oficinas e apresentações artísticas. Saiba mais no Portal da UFCA e no site do evento.

Nome para o museu da UFCA

A UFCA inaugurará em breve um museu virtual, que abrigará um rico acervo voltado para a história do Cariri cearense. Para escolher o nome desse equipamento cultural, estamos conduzindo uma votação online aberta à comunidade da UFCA e à população caririense. Participe até o dia 31 de outubro. Saiba mais detalhes no Portal da UFCA.