Formulário para escolha do nome do Museu da UFCA segue disponível até o próximo dia 31 de outubro

Publicado em 18/10/2023. Atualizado em 18/10/2023 às 14h29

Da esquerda para a direita, durante doação de acervo para o futuro Museu da UFCA, em 23 de outubro de 2020: professor Weber dos Anjos (UFCA), professora Ariluci Goes (UFCA), Daniel Walker Júnior (filho do memorialista Daniel Walker Marques, doador de parte do acervo do Museu), a professora Tereza Neuma de Macedo (viúva de Daniel Walker), o memorialista Renato Casemiro (doador de parte do acervo) e o então reitor da UFCA, Ricardo Ness. Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) está trabalhando atualmente na consolidação do seu Museu Virtual, e uma das etapas necessárias para a finalização do processo é a escolha de um nome adequado para o equipamento.

Com essa necessidade, a Pró-Reitoria de Cultura da UFCA (Procult/UFCA) elaborou um formulário, com quatro possíveis nomes, para que a população caririense possa escolher um deles para o Museu. A votação ocorre de forma completamente virtual, até o dia 31 de outubro de 2023.

A votação está aberta tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público externo à UFCA. Os quatro indicados são:

• Museu de Artes e Ofícios da Universidade Federal do Cariri (MAO – UFCA): Tendo em vista as diversas manifestações artísticas (xilogravura, cordel, fotografia, literatura etc.) e ofícios (artesanias, engenharias, imprensa etc.), com registros no acervo a ser musealizado pela UFCA.
  • Museu de Artes, Design e Ofícios (MADO – UFCA): Nessa proposta, são considerados a produção do design (digital, gráfico, de produtos, interiores etc.) desenvolvidos na região do Cariri, que também encontram-se referenciados no acervo doado para a UFCA, como nos debates do Curso de Design da Universidade, que tem foco nas áreas da joalheria, calçado, moda e artes gráficas.
  • Museu do Patrimônio Cultural do Cariri (MUPAC – UFCA) ou Museu do Patrimônio Cultural Caririense (MUPACC – UFCA): As duas nomenclaturas esboçam a mesma abordagem: referenciar o acervo doado pela UFCA a partir da perspectiva do patrimônio cultural.  Um museu que esteja pautado no conceito de patrimônio cultural não se restringe a apenas uma área do saber, sendo multidisciplinar.

Museu da UFCA

O Museu Virtual vai expor jornais, cordéis, fotografias, xilogravuras e esculturas que contam a história da região do Cariri cearense.

O acervo, com mais de 100 mil elementos da memória regional, foi doado pelos memorialistas Renato Casemiro, professor aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Daniel Walker Almeida Marques, professor aposentado da Universidade Regional do Cariri (Urca), falecido no ano de 2019. A doação do acervo ocorreu em outubro de 2020.

O Museu funcionará utilizando a plataforma Tainacan (definida, pelos seus desenvolvedores, como “ uma solução tecnológica para a criação de coleções digitais na Internet”).

Para a docente Ariluci Goes, professora no curso de Biblioteconomia da UFCA e coordenadora do projeto de criação do Museu da UFCA, o principal objetivo é que a população se aproprie dos conteúdos expostos: “queremos que o nosso Museu seja um espaço que concentre manifestações artísticas, culturais, históricas, tradicionais e objetos de interesse científico, para que todos possam estudar e ficar maravilhados com tudo que o Museu tem para oferecer para a população e para a sociedade”.

Pró-Reitoria de Cultura
procult@ufca.edu.br