Com assinatura de acordo com a EBC, UFCA formaliza intenção de implantar emissora de TV

Publicado em 19/10/2023. Atualizado em 19/10/2023 às 10h08

Reitor da UFCA, Silvério Freitas (o último, da esquerda para a direita), durante assinatura de acordo entre universidades federais e a EBC, para implantação de novas emissoras de rádio e TV. Foto: Andifes - Divulgação

31 universidades federais, entre elas a Universidade Federal do Cariri (UFCA), firmaram parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), para a implantação de novas 72 emissoras de rádio e TV.

O acordo foi firmado nesta terça-feira, 17 de outubro de 2023, no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença, entre outros, do ministro da Educação, Camilo Santana, da presidência da EBC, da presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a reitora da UnB Márcia Abrahão Moura e, ainda, dos reitores das agora instituições parceiras. O reitor da UFCA, Silvério Freitas, esteve na cerimônia.

A EBC coordena a chamada Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), composta atualmente por 109 emissoras de rádio e de TV no país.

Só as universidades federais operam atualmente cerca de 50 estações, considerando essas duas modalidades de canal. Com o ingresso de outras 13 universidades federais na RNCP, previsto para breve, a expectativa é que se somem, às já existentes, novas 100 estações em potencial, ou seja: emissoras que ainda não existem, mas que podem ser viabilizadas por meio de cooperação entre os parceiros envolvidos.

É o caso da UFCA, que ainda não dispõe de emissoras de TV ou Rádio. Conforme o reitor, Silvério Freitas, o acordo assinado pela UFCA em Brasília prevê a instalação de uma emissora de TV.

“Agora, cabe à gestão superior [da UFCA] ir atrás dos recursos necessários. É um custo bem elevado, em torno de R$ 1 milhão, para aquisição de equipamentos e antena, fora os custo com manutenção e com os profissionais que atuarão nesse espaço da TV digital. Então, a gente vai atrás de buscar recursos, junto aos nossos parlamentares da bancada cearense, para tentar implementar [a TV]. De toda forma, foi um passo importante esse termo de cooperação. Teremos apoio da EBC para estudar e tentar futuramente implementar esse importante equipamento para a instituição e para a região do Cariri”, disse o reitor da UFCA.

Rádio Universitária na UFCA

Desde 2011, a UFCA aguarda autorização para implantação de uma rádio universitária em Juazeiro do Norte. Essa autorização é necessária para o passo seguinte, que é a de elaboração de um projeto técnico para a futura emissora.

Na época da solicitação dessa rádio – a Rádio Universitária Cariri FM 90,3 –, a UFCA ainda era campus da Universidade Federal do Ceará (UFC). Diante disso, após a autorização, haverá ainda uma articulação junto à UFC sobre a implementação, gerenciamento e funcionamento da rádio. Um Grupo Técnico de Trabalho chegou a ser criado na UFCA para acompanhar o processo.

A outorga da rádio universitária, caso seja aprovada, será para o município de Juazeiro do Norte, o que significa que ela necessariamente vai ser instalada no espaço geográfico do município, apesar de poder abranger, com sua potência, outras cidades da região.

*Com informações da Andifes e da UFC

Gabinete da Reitora