8 de setembro de 2023 – Edição 5

Publicado em 08/09/2023. Atualizado em 08/09/2023 às 20h14

Fortalecimento da política de moradia estudantil

Na tarde de terça-feira, o reitor Silvério Freitas e a vice-reitora Ledjane Sobrinho reuniram-se, na sala de reunião da reitoria, com o Diretório Central de Estudantes (DCE) para discutir a política de moradia estudantil da UFCA. Na ocasião, o reitor e a vice-reitora expressaram seu apoio à destinação de leitos no segundo andar do Bloco R, do campus Juazeiro do Norte, para moradia estudantil. “Moradia é essencial e há muita demanda nessa área. A destinação de leitos do Bloco R para moradia estudantil vem para somar ao auxílio moradia que a UFCA já oferece”, explicou a vice-reitora Ledjane Sobrinho. Avaliando a reunião, o reitor Silvério Freitas comentou: “A reunião foi muito boa. Conseguimos avançar na discussão com o DCE sobre a necessidade de fortalecer a política de moradia da UFCA. Agora o próximo passo é trabalhar em uma proposta de resolução e edital para passar no Consuni assim que possível.”

Juntos/as em prol do direito à creche

Na manhã de quarta-feira, o reitor Silvério Freitas, o assessor da reitoria Rodrigo Rocha e a assistente social da UFCA Joseane Gomes estiveram na Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte para reunião com sua secretária, Pergentina Jardim, sobre a viabilização de creche e pré-escola para filhos/as de discentes da Universidade Federal do Cariri. Ao fim da reunião, que também contou com a participação de integrantes do DCE da UFCA e do Núcleo de Educação e Promoção para a Igualdade Racial (Nepir) da prefeitura de Juazeiro do Norte, ficou definida a atuação conjunta da UFCA com a Secretaria de Educação, buscando a efetivação do direito à educação infantil para os/as filhos/as de discentes da UFCA. “Vamos fazer um levantamento bem detalhado sobre a demanda existente na nossa comunidade e estar em contato direto com a Secretaria de Educação para garantir a efetivação do direito às matrículas. Agradeço à secretária Pergentina, que foi muito solícita. Importante dizer que, em breve, vamos nos reunir com as secretarias de educação de outros municípios da nossa região para colocar a mesma demanda”, comentou o reitor Silvério Freitas.

Colação de grau

Na manhã de quarta-feira, a vice-reitora Ledjane Sobrinho presidiu cerimônia de colação de grau de discentes dos cursos de Administração, Administração Pública, Design de Produto, Filosofia (licenciatura), Engenharia Civil, Jornalismo e Medicina. Colaram grau 54 estudantes — a maior parte, do curso de medicina. “Sinto-me honrada pela oportunidade de estar aqui nesta manhã, onde testemunhamos a realização de um sonho, a renovação da esperança, o fim e o início de uma etapa de vida”, disse a vice-reitora em seu discurso. Saiba mais no Portal da UFCA.

Cursos presenciais de inglês

A UFCA, por meio da Pró-Reitoria de Cultura, abriu inscrições para 225 vagas em cursos presenciais de língua inglesa. As inscrições seguem até a quarta-feira, 13. As aulas terão início na semana de 18 de setembro. Saiba mais no Portal da UFCA.

Mais bolsas de iniciação científica e tecnológica do CNPq

A UFCA recebeu, nesta semana, um incremento de 34 bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para os programas institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica. A indicação dos/as novos/as bolsistas deve ser feita até 11 de setembro. As novas bolsas têm vigência deste mês de setembro até agosto de 2024. Saiba mais no Portal da UFCA.