10 de novembro de 2023 – Edição 13

Publicado em 10/11/2023. Atualizado em 10/11/2023 às 19h34

Avanço na governança universitária

O Comitê de Governança da Universidade Federal do Cariri, em reunião na tarde da terça-feira (7), aprovou novo fluxograma, diretrizes e indicadores para avaliação de propostas de novos cursos ou de expansão de vagas. A aprovação pelo Comitê de Governança ocorreu após ciclo de seminários em todos os campi, de reuniões e de consultas à comunidade universitária conduzido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan). “A Proplan, o Comitê de Governança e toda a comunidade da UFCA estão de parabéns pela aprovação dos indicadores, das diretrizes e do fluxo. Esse trabalho tem um grande potencial de colaborar para o crescimento sustentável e de qualidade da nossa Universidade”, afirmou o reitor Silvério Freitas.

Chamada para submissão de novos cursos

Na quarta-feira (8), a UFCA abriu chamada para submissão de propostas de novos cursos. O processo de submissão será realizado conforme as etapas seguintes: 1) o conselho da unidade acadêmica institui, por portaria, comissão ou comissões para proposta de cursos; 2) cada comissão elabora e encaminha pré-projeto de proposta do respectivo curso ao conselho da unidade acadêmica; 3) o conselho da unidade acadêmica emite parecer e encaminha o pré-projeto à Proplan por meio de processo no Sipac até 9 de fevereiro de 2024. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail proplan@ufca.edu.br.

Diagnóstico da situação da criança e do adolescente

Na manhã da quarta-feira (8), o reitor da Universidade Federal do Cariri, Silvério Freitas, participou da cerimônia de entrega do estudo “Diagnóstico da situação da criança e do adolescente de Juazeiro do Norte”, realizada no Auditório Beata Maria de Araújo, campus Juazeiro do Norte. Elaborado entre 2022 e o 2023, a partir da parceria entre a Universidade Federal do Cariri, a Prefeitura de Juazeiro do Norte e o Itaú Social, o diagnóstico teve como objetivo realizar uma avaliação sistemática sobre a situação das crianças e adolescentes de Juazeiro do Norte nas áreas de educação, saúde, família, lazer, trabalho e violação de direitos. “O diagnóstico é um instrumento importante para o planejamento de políticas públicas para crianças e adolescentes. Ficamos muito satisfeitos em poder colaborar nesse projeto. Em nome da Reitoria, quero parabenizar as coordenadoras do estudo, as professoras da UFCA Polliana Luna e Priscilla Régis, e também toda a equipe de pesquisadores e pesquisadoras da nossa Universidade envolvida nesse trabalho”, afirmou o reitor.

Reunião com a Unidade Prisional Regional do Cariri (UP-Cariri)

Na tarde do mesmo dia, o reitor Silvério Freitas recebeu o diretor da Unidade Prisional Regional do Cariri (UP-Cariri), Deivison Lopes, na Sala de Reuniões da Reitoria da UFCA.  O objetivo da reunião foi discutir a possibilidade de atuação conjunta das instituições em ações educativas e culturais para pessoas em privação de liberdade. Também estiveram presentes o chefe do gabinete da Reitoria, Leandro Macêdo, a pró-reitora de Extensão, Fabiana Lazzarin, o professor Geovani Tavares e a assistente social da UP-Cariri Karlidyanne. O reitor da UFCA comentou a reunião: “A reunião foi para discutir possíveis parcerias com a UFCA para ações de capacitação na UP. Analisamos algumas possibilidades e, neste primeiro momento, encaminhamos uma reunião com os tutores dos grupos PET da nossa Universidade para discutir possíveis ações em conjunto com a unidade prisional.”

Reunião com a Prefeitura de Santana do Cariri

Ainda na tarde da quarta-feira, o reitor Silvério Freitas participou de uma reunião com o secretário de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Santana do Cariri, Sávio Werton, que representava o prefeito Samuel Cidade. Estiveram na pauta do encontro o polo EaD mantido pela UFCA em Santana do Cariri e a possibilidade de novas parcerias entre a Universidade e o município. “Nós conversamos sobre formas de aprofundar nossa parceria, pensando no fortalecimento da UFCA e, consequentemente, na melhoria da educação e da qualidade de vida da população de Santana do Cariri. Vamos agendar uma nova reunião para consolidar as discussões”, explicou o reitor Silvério.

Cursos da UFCA reconhecidos como muito bons

Oito cursos de graduação da UFCA receberam classificação de “muito bons” na avaliação Guia da Faculdade 2023, do Jornal O Estado de São Paulo. São eles: Administração, Administração Pública e Gestão Social, Agronomia, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Química e o bacharelado em Filosofia. Na análise, foram levados em conta o projeto pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura de cada curso. Saiba mais no Portal da UFCA.

Diversidade e equidade na educação

Entre 27 de novembro e 1º de dezembro, a UFCA vai realizar no campus Brejo Santo o segundo Encontro do Programa Institucional de Bolsas à Docência (EnPibid/UFCA) e o primeiro Encontro do Programa Residência Pedagógica (ERP/UFCA). Com o tema “Diversidade e Equidade na Educação: qual o papel das políticas públicas na escola?”, os eventos oferecerão extensa programação, que inclui oficinas, minicursos, palestras, mesas-redondas e apresentações artísticas. As inscrições estão abertas até 27 de novembro. Acesse esta matéria do Portal da UFCA para saber mais detalhes sobre os encontros.

Até dezembro!

O Reitoria Informa entrará de férias na semana que vem e voltará a ser publicado em 8 de dezembro. Nesse intervalo, continue acompanhando o Portal e o Instagram da UFCA para não perder as novidades da nossa Universidade. Até logo!