Oito cursos da UFCA conquistam 4 estrelas no Guia da Faculdade. Avaliação qualifica cursos de Ensino Superior no Brasil

Publicado em 08/11/2023. Atualizado em 09/11/2023 às 08h27

Professor André Wesley (de pé) durante aula do curso de Engenharia de Materiais. Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA.

Oito cursos da Universidade Federal do Cariri (UFCA) alcançaram quatro estrelas na edição 2023 da avaliação Guia da Faculdade, promovida pelo Jornal O Estado de São Paulo. O Guia avalia cursos de Ensino Superior no Brasil, atribuindo a cada um deles, três, quatro ou cinco estrelas, a depender do atendimento aos parâmetros de qualidade estabelecidos pela publicação. A pontuação mais alta possível é a de cinco estrelas.

Os oito cursos da UFCA agraciados com quatro estrelas pelo Guia da Faculdade – considerados, portanto, “muito bons” – foram: Administração, Administração Pública e Gestão Social, Agronomia, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Química e o bacharelado em Filosofia.

Os critérios utilizados para classificação são os componentes pedagógicos do curso, o corpo docente e a infraestrutura à disposição.

A coordenadora do curso de Engenharia de Materiais, professora Maria Isabel Rodrigues, explicou como funciona o processo de participação na pesquisa: “Primeiramente, o processo ocorre por e-mail, por onde [o Guia da Faculdade] envia um link de acesso com várias perguntas referentes ao curso, no âmbito da UFCA. É um processo rápido, com questões sobre o institucional, a infraestrutura e o corpo docente”, disse.

A professora Letícia Caetano, coordenadora em exercício do curso de Licenciatura em Química da UFCA, falou a respeito dos benefícios que a classificação pode trazer para os cursos que conquistaram as quatro estrelas: “Acredito que [a conquista das quatro estrelas] seja uma divulgação extra para o curso e que aumente o alcance de público possivelmente interessado [em ingressar no curso de Química da UFCA], bem como que seja um fator decisivo para aqueles que talvez estejam em dúvida sobre um curso ou outro”, disse Letícia.

Guia da Faculdade

O Guia da Faculdade é um guia classificatório realizado pelo jornal Estado de São Paulo, que analisa mais de 18 mil cursos de ensino superior no Brasil, com a ajuda de mais de 10 mil coordenadores e professores dos cursos. A divisão de notas ocorre com estrelas, indo de 1 a 5 estrelas, sendo as classificações divididas em excelente (cinco estrelas), muito bom (quatro estrelas), bom (três estrelas) e não estrelado (abaixo de três estrelas).

A classificação é realizada utilizando os critérios já citados, sendo eles: o Projeto Pedagógico do curso (PPC), o corpo docente e a infraestrutura disponibilizada. As informações são adquiridas com entrevistas feitas com os coordenadores de cada um dos cursos analisados, e após entrevista, é realizado um processo de avaliação com os coordenadores e professores cadastrados no Guia.

Serviço

Pró-Reitoria de Graduação
admissao.prograd@ufca.edu.br