UFCA realiza eventos, em Brejo Santo, debatendo políticas públicas para promoção de Diversidade e Equidade na Educação

Publicado em 09/11/2023. Atualizado em 10/11/2023 às 09h01

Primeira Edição do Encontro do Programa Institucional de Bolsas à Docência. Foto: Arquivo do EnPibid

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) realiza, entre os dias 27 de novembro e 1° de dezembro de 2023, o segundo Encontro do Programa Institucional de Bolsas à Docência (EnPibid/UFCA) e o primeiro Encontro do Programa Residência Pedagógica (ERP/UFCA), ambos no Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), no campus Brejo Santo.

Os eventos vão ocorrer simultaneamente, com tema central “Diversidade e Equidade na Educação: qual o papel das políticas públicas na escola?”.

Conforme a professora do IFE/UFCA, Francione Alves, a implementação de políticas públicas voltadas para a equidade e para a diversidade na Educação pode ajudar a reduzir disparidades educacionais: “A organização [dos eventos] optou por essa temática, devido a uma política vivenciada no nosso país, nos últimos quatro anos, que desconsiderou totalmente essas questões e a Educação”, destaca.

Os eventos irão contar com a participação de professores e estudantes das redes de Educação Básica municipal e estadual de Brejo Santo, Crato, Milagres, Porteiras, Mauriti e Juazeiro do Norte; além de professores e estudantes do Ensino Superior (da UFCA e de outras instituições), oriundos, em maior parte, de Juazeiro do Norte e de Brejo Santo.

A programação prevê palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas e apresentações culturais. Alguns desses minicursos são voltados especificamente para estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio.

Além de refletir sobre o papel das políticas públicas na promoção da diversidade e da equidade nas escolas, os encontros também pretendem discutir essas aplicações na formação, na didática e nos saberes docentes, como eixos articuladores de reflexões, problematizações e proposições acerca do exercício desses profissionais.

Inscrições

Para o público em geral, as inscrições podem ser realizadas, por meio de formulário eletrônico, até o primeiro dia de evento.

Conforme professora Francione, as inscrições para minicursos a serem realizados em escolas públicas somente estão disponíveis para estudantes das unidades: “Os minicursos com códigos ‘EF’ e ‘EM’ referem-se, respectivamente, ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio e não estão disponíveis para o público em geral”, afirmou.

Já os minicursos com identificação “ES” (Ensino Superior), segundo a professora, estão disponíveis para qualquer pessoa interessada no tema, seja docente, discente ou da comunidade externa à Universidade. As inscrições para os minicursos “ES” estão disponíveis até o primeiro dia do evento ou até o esgotamento das vagas. As palestras e mesas redondas também estão disponíveis para o público geral.

Programação

O segundo EnPibid/UFCA e o primeiro ERP/UFCA abordarão ainda outros temas. A abertura dos dois eventos vai discutir, por exemplo, o currículo escolar na perspectiva pós-crítica. Para Francione, essa temática trata de questões insurgentes na Educação (como crítica e superação do currículo na perspectiva tradicional) e incorpora diversas ideias e categorias ligadas à diferença – entre elas o multiculturalismo crítico e os estudos de culturas, de etnias, de gênero e de raça.

A programação completa, disponível no site oficial dos eventos, ainda trará temas como  Escola Bilíngue para Surdos, Estágio Supervisionado, Luta Sindical e Cibercultura.

Outras informações estão disponíveis no perfil oficial dos eventos no Instagram ou por meio do endereço eletrônico enpibibderufca@gmail.com.

Segundo Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Primeiro Encontro do Programa Residência Pedagógica
Quando: de 27 de novembro a 1° de dezembro de 2023
Inscrições: Até 27 de novembro de 2023