Série “Conhecendo o Orçamento da UFCA” lança segundo quizz sobre orçamento público federal

Publicado em 05/10/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h17

A série “Conhecendo o Orçamento da UFCA”, lançada em 19 de agosto de 2021 (link para uma nova página), já divulgou quatro vídeos com informações úteis sobre orçamento público federal, nos seus canais oficiais: o Portal da UFCA, o Instagram da UFCA, a página da UFCA no Facebook e o canal oficial da UFCA no YouTube, o UFCA TV. O principal objetivo da série – demandada à Diretoria de Comunicação (Dcom/UFCA) pelo Conselho Universitário (Consuni/UFCA) – é que a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Cariri tenha autonomia para acompanhar criticamente a situação orçamentária do Ensino Superior público nacional, tendo em vista as oscilações no contexto orçamentário das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Para a produção dos materiais, a Dcom/UFCA vem recebendo consultoria de conteúdo da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA) e de Administração (Proad/UFCA).

Nos dois últimos episódios (link para uma nova página), foram elencados termos frequentemente utilizados por gestores públicos quando o assunto é orçamento público federal, como “programa” (conjunto de ações direcionadas ao enfrentamento de um problema), “ação orçamentária” (o que é feito para atingir o objetivo de um programa), “contingenciamento” e “emendas parlamentares”.

Teste abaixo seus conhecimentos sobre os termos abordados pela série, nos episódios 3 e 4:

Procedimento para contratar serviços ou adquirir bens e produtos necessários à atividade estatal, pela oferta mais vantajosa

a. Licitação
b. Despesa de custeio
c. Empenho

2. Despesas da administração pública federal que, em geral, não contribuem diretamente para a formação ou aquisição de um bem de capital. Também conhecidas como “despesas de custeio”:

a. Despesas correntes
b. Despesas de capital
c. Despesas de investimento

3. Despesas da administração pública federal que contribuem diretamente para a formação ou aquisição de um bem de capital. Também conhecidas como “despesas de investimento”:

a. Despesas correntes
b. Despesas de capital
c. Despesas de custeio

4. Conjunto de ações direcionadas ao enfrentamento de um problema a ser enfrentado pela administração pública federal:

a. Programa
b. Projeto
c. Planejamento

5. Atividades, projetos ou operações executados para atingir os objetivos de um programa federal?

a. Plano Plurianual
b. Projeto de Lei Orçamentária Anual
c. Ação Orçamentária

6. Tipo de ação orçamentária que aumenta ou aperfeiçoa a ação de governo:

c. Operações especiais

7. Tipo de ação orçamentária que mantém a ação de governo:

c. Operações especiais

8. Tipo de ação orçamentária que não retrata atividade produtiva no âmbito federal:

c. Operações especiais

9. Retenção de parte do financeiro que deveria ser destinado às unidades orçamentárias. Entre os motivos possíveis, está a frustração da expectativa de arrecadação federal:

a. Limite Orçamentário
b. Contingenciamento