Série “Conhecendo o Orçamento da UFCA” publica seu primeiro material temático na próxima terça-feira, 24 de agosto

Publicado em 19/08/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h08

Nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), termos como “contingenciamento”, “despesas discricionárias” e “unidades orçamentárias” têm se popularizado entre as comunidades acadêmicas de todo o país, em razão de frequentes oscilações na liberação dos recursos legalmente previstos para elas, por parte do governo federal. Apesar de ter se tornado rotina “ouvir falar” sobre esses termos nas Ifes, grande parte dos componentes dessas instituições enfrentam dificuldades não apenas para compreender o que eles significam, mas para acompanhar criticamente a situação orçamentária do Ensino Superior público nacional.

Pensando nisso, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Cariri (Consuni/UFCA) debateu a questão, em reunião realizada no último mês de maio. Como encaminhamento, o Conselho entendeu que a UFCA deveria ofertar, para a comunidade acadêmica, conteúdos relativos ao orçamento federal e à execução das dotações liberadas para a Universidade – de forma que cada integrante da instituição tenha maior autonomia para compreender o cenário orçamentário federal e como ele impacta as Ifes (e, por consequência, a UFCA).

Após período de pesquisa e produção, a Diretoria de Comunicação (Dcom/UFCA) lança nesta quinta-feira, 19 de agosto de 2021, a série “Conhecendo o Orçamento da UFCA”. Apesar do título, a série começa seu conteúdo temático com orientações gerais sobre as três principais Leis Orçamentárias: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Na sequência, são abordados os principais termos relativos ao orçamento federal e, em seguida, como a UFCA organiza seu planejamento e executa suas dotações. Os materiais estão sendo produzidos pela Dcom/UFCA, com consultoria da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA) e da Pró-Reitoria de Administração (Proad/UFCA).

Assista ao vídeo de lançamento da série, traduzido na Língua Brasileira de Sinais pelo tradutor-intérprete de Libras-Português, Otniel Rodrigues:

Entre os conteúdos previstos está um tutorial de como obter informações nos Painéis UFCA (link para uma nova página). Os painéis são plataformas interativas que trazem informações não apenas sobre orçamento (link para uma nova página), mas sobre projetos estratégicos da instituição, sobre publicações científicas e sobre o Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFCA. O objetivo principal dos Painéis UFCA é efetivar o dever de promover transparência de gestão.

Quanto aos formatos dos materiais da série, serão publicados vídeos, notícias, cards, artigos de opinião, entre outros. Além disso, também serão promovidos debates sobre o tema, na UFCA, no âmbito da iniciativa. Todas as terças-feiras, a partir de 24 de agosto de 2021, será publicado um conteúdo temático inédito, nos canais oficiais da Universidade: o Portal da UFCA, o perfil oficial da UFCA no instagram, a página oficial da UFCA no facebook e, ainda, o canal oficial da UFCA no YouTube, UFCA TV.

Diretoria de Comunicação
dcom@ufca.edu.br