Novo vídeo da série “Conhecendo o Orçamento da UFCA” é publicado nesta terça-feira, 28 de setembro

Publicado em 28/09/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h12

A série “Conhecendo o Orçamento da UFCA”, idealizada pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Cariri (Consuni/UFCA – link para uma nova página) para oferecer à comunidade acadêmica subsídios para análise independente de conjuntura orçamentária, publica nesta terça-feira, 28 de setembro de 2021, seu quarto episódio. Nesta edição, são abordados termos como “programa” (conjunto de ações direcionadas ao enfrentamento de um problema), “ação orçamentária” (o que é feito para atingir o objetivo de um programa), “contingenciamento” e “emendas parlamentares”.

A série vem publicando conteúdos sobre o tema desde o último dia 19 de agosto (link para uma nova página), sempre às terças-feiras, após ser demandada à Diretoria de Comunicação (Dcom/UFCA) pelo Consuni/UFCA. Para desenvolver os materiais, a Dcom/UFCA vem recebendo consultoria de conteúdo das Pró-Reitorias de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA) e de Administração (Proad/UFCA).

Nos dois últimos episódios (link para uma nova página), também foram abordados termos frequentemente utilizados por gestores públicos quando o assunto é orçamento público federal. O episódio desta terça-feira, 28 de setembro, é o último conteúdo em vídeo da primeira fase da série, que ofereceu materiais gerais sobre orçamento. Na segunda fase, que terá início no próximo dia 19 de outubro, será a vez de conhecer como funciona o planejamento orçamentário anual da própria UFCA.

Antes, na próxima terça-feira, 5 de outubro de 2021, será publicado um segundo quizz sobre os conteúdos já abordados na primeira fase, para que a comunidade acadêmica possa testar os novos conhecimentos adquiridos. O primeiro quizz está disponível no Portal da UFCA (link para uma nova página).

Assista abaixo ao quarto episódio da série, com apresentação da jornalista da Dcom/UFCA, Ana Paula Lima, e atuação do estudante do curso de Jornalismo da UFCA, Guilherme Candido. O conteúdo é traduzido, para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), pelo tradutor-intérprete de Libras-Português da Secretaria de Acessibilidade (Seace/UFCA), Rodrigo Almeida.

dcom@ufca.edu.br