Novo quizz da série “Conhecendo o Orçamento da UFCA” busca consolidar conhecimentos sobre o Plano Anual de Compras da Universidade

Publicado em 26/10/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h16

Após a publicação do seu quinto vídeo, a série “Conhecendo o Orçamento da UFCA”, idealizada pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Cariri (Consuni/UFCA), lança seu terceiro quizz sobre orçamento público federal. Lançada em 19 de agosto de 2021 (link para uma nova página), a série está sendo produzida pela Diretoria de Comunicação (Dcom/UFCA), com consultoria das Pró-Reitorias de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA) e de Administração (Proad/UFCA).

A ideia é oferecer informações úteis para a comunidade acadêmica sobre orçamento público federal, para que ela tenha autonomia para acompanhar criticamente a situação orçamentária do Ensino Superior público nacional, considerando as oscilações no contexto orçamentário das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

No último conteúdo, a série abordou o Processo Orçamentário Anual das Despesas Discricionárias da Universidade (link para uma nova página), descrevendo o papel de cada setor nele – desde a formalização do Plano Anual de Compras (PAC) à execução do orçamento discricionário.

Teste abaixo seus conhecimentos sobre os termos abordados pela série, no episódio 5 (link para uma nova página):

1. No Processo Orçamentário Anual das Despesas Discricionárias da UFCA, é a unidade central de Planejamento Orçamentário:

a. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento

b. Pró-Reitoria de Administração

c. Reitoria

2. No Processo Orçamentário Anual das Despesas Discricionárias da UFCA, é a unidade única de Execução Orçamentária:

a. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA)

b. Pró-Reitoria de Administração (Proad/UFCA)

c. Reitoria

3. A quem compete a formalização de demandas para o planejamento orçamentário da UFCA?

a. Comitê de Governança

b. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento

c. Unidades Setoriais

4. Sistema informatizado pelo qual as instituições federais enviam Planos de Compras ao Ministério da Economia:

a. Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)

b. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

c. Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec)

5. Emite relatório das solicitações de compra/contratação formalizadas pelos setores, para apreciação da Reitoria:

a. Coordenadoria de Apoio às Compras da Proad/UFCA

b. Coordenadoria de Contabilidade e Finanças da Proad/UFCA

c. Coordenadoria de Planejamento Orçamentário da Proplan/UFCA

6. Podem ser adquiridos/contratados pelas instituições federais, via Plano Anual de Compras:

a. Vestuario, diárias e passagens e insumos de escritório, para uso pessoal de servidores de alto escalão

b. Bens, serviços (inclusive de engenharia), obras e soluções de Tecnologia e Comunicações, para manutenção ou melhoria da ação de governo.

c. Obras de embelezamento arquitetônico e paisagístico, sem necessidade justificada.

7. Não é uma informação pertinente à formalização de demanda para o Plano Anual de Compras:

a. a justificativa para a aquisição ou contratação

b. a estimativa preliminar do valor

c. a marca de preferência do setor requisitante

8. Sistema pelo qual a UFCA consulta os limites previstos para a instituição, no ano de referência, após rateio do referencial monetário do Ministério da Educação entre os órgãos da pasta e suas entidades vinculadas:

a. Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)

b. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

c. Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do MEC (Simec)

9. Instância superior da UFCA no processo orçamentário anual, responsável pela discussão e aprovação do planejamento orçamentário de cada ano e da proposta de alocação dos recursos destinados à UFCA:

a. Reitoria

b. Conselho Universitário

c. Comitê de Governança