Equipe da UFCA é uma das oito do país selecionadas em Concurso de Moda promovido pelo Dragão Fashion Brasil

Publicado em 27/03/2023. Atualizado em 16/05/2023 às 13h30

Estudantes de Design da UFCA participam do Concurso dos Novos, em 2023. Da esquerda para a direita: Nayane Araújo, Thiago Ribeiro, Pedru Lima, Shayna Moura, Letícia Zayanne e Isadora Silva. Foto: Ana Paula Lima: Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) estará representada na primeira etapa do “Concurso dos Novos” (DFHouse) 2023: uma premiação promovida desde 2010 pelo evento Dragão Fashion Brasil, da área de Moda. O Dragão Fashion (DFB) é o maior evento de Moda Autoral da América Latina, realizado todos os anos em Fortaleza. A lista de equipes selecionadas foi divulgada no último dia 22 de março de 2023.

Puderam se inscrever no concurso apenas estudantes regularmente matriculados em cursos superiores na área de Moda, de Design, de Estilismo ou de Produção Têxtil. A UFCA oferece graduação em Design, em duas ênfases possíveis: Gráfico ou Moda. No Concurso, cada instituição de Ensino poderia indicar apenas uma equipe participante.

Laboratório de Costura da UFCA, usado por discentes do Curso de Design – Ênfase em Moda. Foto: Ana Paula Lima – Dcom/UFCA

Este ano, o Concurso tematizou “os desafios de um mundo em que a sustentabilidade não poderá mais ser vista dissociada da criação, produção e consumo de moda”. A proposta do Concurso solicitou que os futuros trabalhos criassem uma interpretação dessa afirmação, por meio de uma “coleção cápsula”, com oito looks completos, incluindo acessórios e calçados.

Para viabilizar a participação da UFCA, foi lançado um edital interno, junto aos estudantes de Design com ênfase em Moda, utilizando os mesmos parâmetros do edital do Concurso dos Novos, do DFB. A equipe selecionada pelo edital interno é formada pelos discentes Pedru Lima (sexto semestre), Letícia Zayanne, Thiago Ribeiro, Nayane Araújo, Isadora Silva e Shayna Moura – os últimos, do oitavo semestre. Os estudantes estão sendo orientados pelas professoras Cristina Rejane e Marina Rios.

De acordo com a estudante Shayna Moura, os discentes decidiram contar uma história por meio de suas peças. Na narrativa, é apresentada a degradação da natureza resultante de ações da Humanidade, que passa por um ciclo de reestruturação no qual só “as águas encantadas do Cariri” poderiam dar vida a novos seres híbridos e, por fim, a um novo mundo: “A coleção utiliza em sua maioria tecidos 100% algodão e upcycling [reutilização, em tradução livre] com jeans de reaproveitamento, garrafas PET, além de artesanias, como crochê com fios de algodão e materiais não convencionais (sacolas plásticas), macramé e bordado livre”, explica.

Demais instituições participantes

Ao todo, oito instituições vão apresentar trabalhos na passarela do Dragão Fashion Brasil 2023: além da UFCA, estarão representadas a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade de Fortaleza (Unifor), o Centro Universitário Ateneu (Uniateneu), a Universidade Federal de Belo Horizonte (UFMG), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a Universidade da Amazônia (Unama) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

O desfile ainda não tem data definida, mas, em anos anteriores, os eventos ocorreram no mês de maio. Para custear as despesas da participação no DFB, a equipe integrante da UFCA está buscando alternativas, como campanhas de arrecadação, rifas, doações e patrocínios.

Outras participações da UFCA no Dragão Fashion

Esta não é a primeira vez que a UFCA participa do Dragão Fashion Brasil. Em 2020, a Universidade participou também do Concurso dos Novos, com a coleção DES-CONECTADOS, desenvolvida pelos alunos de Design, Marcos Antônio Araújo Silva (idealizador da coleção), Amadeu Marinho (projeto gráfico), Thiago Ribeiro (desenho técnico), José Francineudo (desenvolvimento de calçado), Daniel Estevy’s (modelagem), sob a coordenação da professora Márcia Qualio e da técnica de calçados Ângela Freitas.

A coleção foi elaborada a partir do tema apresentado pelo concurso: “Agora: Sustentabilidade + Tecnologia na construção de novos tempos para o consumo de moda e estilo”. A ideia era promover uma ação relacionada ao desenvolvimento sustentável, criando produtos de moda a partir de matéria prima não biodegradável descartadas, retornando esse material ao ciclo produtivo.

Curso de Design – Ênfase em Moda
design.iisca@ufca.edu.br