Publicado Glossário de Termos Orçamentários na UFCA

Publicado em 18/04/2023. Atualizado em 18/04/2023 às 18h49

A Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento da Universidade Federal do Cariri (Proplan/UFCA), por meio da Coordenadoria de Planejamento Orçamentário (CPO-Proplan/UFCA), divulga o Glossário de Termos Orçamentários da UFCA. O objetivo do material é contribuir para o aperfeiçoamento da gestão orçamentária na Universidade, por meio de uma melhor compreensão das informações orçamentárias por parte da comunidade acadêmica.

O Glossário está disponível no Portal da UFCA, cujo acesso se dá pelo caminho Página Inicial >> Instituição >> Planejamento e Orçamento >> Orçamento >> Glossário Orçamentário.

O glossário orçamentário possui duas seções. Na primeira seção, “Termos Orçamentários Específicos”, apresentam-se vocábulos individuais e em ordem alfabética. Dessa maneira, 122 vocábulos estão disponíveis para consultas rápidas a termos específicos. Na segunda seção, “Termos Orçamentários por Assunto”, os vocábulos foram agrupados em tópicos específicos do processo orçamentário. O objetivo é proporcionar aos consulentes uma melhor compreensão do assunto, a partir de um conjunto de termos correlatos.

A Proplan/UFCA informa ainda que a página “Orçamento” do Portal da UFCA foi revisada e atualizada, tendo em vista a importância da transparência orçamentária para um melhor planejamento orçamentário das despesas discricionárias da UFCA.

Dessa forma, no espaço citado, foram divulgados os normativos dos processos orçamentários, o calendário orçamentário dos procedimentos anuais e os instrumentos e documentos adotados no planejamento, monitoramento e avaliação orçamentária. Na página, a comunidade acadêmica pode acompanhar ainda as reuniões relacionadas ao planejamento orçamentário das despesas discricionárias, por meio da agenda orçamentária, bem como ter acesso a informes e notícias institucionais consolidadas sobre a temática do orçamento.

Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento
cpo.proplan@ufca.edu.br