Prae lança ciclo de oficinas para estudantes sobre autorregulação da aprendizagem

Publicado em 04/03/2021. Atualizado em 04/03/2021 às 11h45

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por meio da Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento Discente (CADD/Prae), visando dar continuidade às atividades de apoio pedagógico aos estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) durante o período remoto, lança o projeto “Aprendendo a aprender: ciclo de oficinas sobre autorregulação da aprendizagem”.

A iniciativa é da Divisão de Apoio à Permanência (DAP/CADD) e tem o objetivo de apoiar o aprimoramento do processo de aprendizagem do estudante universitário, considerando como princípio norteador o processo de autorregulação da aprendizagem, que foca na possibilidade de o estudante administrar fatores cognitivos, motivacionais, comportamentais e ambientais com a finalidade de alcançar suas metas acadêmicas.

Dessa forma, a equipe de apoio discente da DAP, que é formada por pedagogos, com apoio da Divisão de Apoio Psicológico (DAPSI), pretende instrumentalizar os estudantes com conhecimentos sobre autorregulação da aprendizagem que possam auxiliá-los na gerência do próprio aprendizado, tanto no contexto atual de estudo remoto, quanto no retorno presencial, quando possível.

Tal instrumentalização se dará a partir da reflexão sobre a aprendizagem do estudante no contexto universitário; no desenvolvimento da autonomia discente diante das demandas da vida acadêmica; na promoção de oportunidades de praticar e refletir sobre o processo de autorregulação da aprendizagem no ensino superior e no favorecimento da integração dos estudantes às demandas acadêmicas.

Será trabalhado um conjunto de estratégias de autorregulação da aprendizagem (como estabelecimento de objetivos; organização do tempo; estudo diário e estudo para avaliação; como realizar melhores anotações; lidar com a ansiedade frente às provas; estratégias de memorização da informação).

As oficinas serão realizadas semanalmente às quartas-feiras, no horário das 17h às 18h, a partir do dia 17 de março de 2021, pelo Google Meet. Os estudantes interessados poderão realizar inscrição para participar de todo o ciclo de oficinas, mas também poderão optar por se inscreverem em cada uma das oficinas realizadas. No final, terá certificação.

Inscrição

Os estudantes interessados em participar das oficinas devem solicitar inscrição por meio de formulário eletrônico disponível na Plataforma Forms/UFCA (link para uma nova página). Como o formulário será o mesmo para todas as oficinas, as inscrições permanecem abertas até o dia 11 de maio de 2021 – véspera do último dia dos eventos deste ciclo.

Os participantes precisam ter um e-mail institucional, por meio do qual receberão o link de acesso no dia do evento. Quem ainda não tiver um e-mail institucional pode criar a conta por meio do cadastro para estudantes (link para uma nova página). Em caso de dificuldade, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/UFCA) deve ser acionada pelo e-mail atendimento.dti@ufca.edu.br.

Programação – Ciclo de Oficinas sobre autorregulação da aprendizagem

Oficina “Estabelecimento de objetivos acadêmicos – que sejam concretos, realistas e avaliáveis, considerando o curto, médio e longo prazo”

Data: 17 de março

Local: Google Meet

Facilitador: Tairone Lima (pedagogo)/ Cicera Aldevania (pedagoga)

Oficina “Estratégias de aprendizagem: como realizar melhores anotações?”

Data: 31 de março

Local: Google Meet

Facilitador: Tairone Lima (pedagogo)

Oficina “Gerenciamento do tempo: combatendo a procrastinação”

Data: 07 de abril

Local: Google Meet

Facilitador: Yane Machado (psicóloga)/ Tairone Lima (pedagogo)

Oficina “Ansiedade diante das provas: como controlar?”

Data: 14 de abril

Local: Google Meet

Facilitador: Roosevelt Ibiapina (psicólogo)/ Tairone Lima (pedagogo)

Oficina “Autorregulando a aprendizagem: Planejamento, Execução e Avaliação (PLEA)”

Data: 28 de abril

Local: Google Meet

Facilitador: Tairone Lima (pedagogo)

Oficina “Estudo diário e estudo para avaliação”

Data: 05 de maio

Local: Google Meet

Facilitador: Tairone Lima (pedagogo)/Cicera Aldevania (pedagoga)

Oficina “Memória: as condições que favorecem uma aprendizagem profunda”

Data: 12 de maio

Local: Google Meet

Facilitador: Tairone Lima (pedagogo)/ Cicera Aldevania (pedagoga)

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA)
Projeto “Aprendendo a aprender: ciclo de oficinas sobre autorregulação da aprendizagem”.
pedagogia.prae@ufca.edu.br
apoiodiscente.prae@ufca.edu.br