Mestrado em Ciências da Saúde da UFCA tem autorização para iniciar atividades letivas

Atualizado em 19/05/2020 às 14h35

Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

O Mestrado em Ciências da Saúde, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina (Famed), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), foi autorizado a iniciar as atividades letivas. Com a homologação publicada nesta segunda-feira, dia 18 de maio de 2020, pelo Ministério da Educação, no Diário Oficial da União (DOU), o curso agora pode dar início ao efetivo funcionamento, com publicação de edital, seleção e matrícula de discentes.

Diante da homologação, de acordo com o coordenador do mestrado, professor Marcos Lima, o colegiado do curso deve se reunir nos próximos dias para definir o processo seletivo, o início das aulas e a situação nesse cenário atual de pandemia do novo coronavírus, em que as atividades presenciais estão suspensas na UFCA. 

Desde 2018, após a aprovação do mestrado (link para uma nova página), uma comissão foi designada para a elaboração do edital de seleção. Portanto, o coordenador informa que já existe uma minuta de edital, que precisará ser atualizada e ajustada para o momento atual. 

Mestrado

A área de concentração do Mestrado em Ciências da Saúde é em “Doenças Infecciosas e Parasitárias”, com as seguintes linhas de pesquisa: Doenças Tropicais e Emergentes, Microrganismos oncogênicos e Bioquímica e Farmacologia nas Doenças infecciosas. 

Abrange o estudo de aspectos fisiopatológicos, epidemiológicos, diagnósticos, terapêuticos e prognósticos de doenças infecciosas e parasitárias, com ênfase nas doenças tropicais mais prevalentes, ou (re)emergentes, no Cariri. Inclui ainda a investigação da relação de agentes infecciosos com diferentes tipos de neoplasias (multiplicação de células do organismo que podem ser benignas ou malignas). 

Conforme o professor Marcos Lima, tendo em vista o atual momento da pandemia da Covid-19, a homologação vem em momento oportuno e reflete a importância das pós-graduações nesse contexto. 

Próximas etapas

Após a reunião, as próximas etapas para implementação do curso poderão ser acompanhadas pelo Portal da UFCA. Para quem quiser saber outras  informações é possível acessar o site do Mestrado em Ciências da Saúde (link para uma nova página).

Serviço

Faculdade de Medicina da UFCA (Famed/UFCA)
famed@ufca.edu.br