Informações sobre bolsas Pibic e Pibic-AF

Publicado em 18/04/2023. Atualizado em 18/04/2023 às 18h18

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA) traz informações sobre as bolsas Pibic e Pibic-AF, sejam custeadas tanto pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) quanto pela própria Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Sobre o Pibic

o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) é um programa financiado pelo CNPq que distribui bolsas de estudo para estudantes de graduação. Os bolsistas do Pibic recebem formação complementar que os prepare para a atividade de pesquisa, sob supervisão de um/a orientador/a.

Diferença Pibic x Pibic-AF

O Pibic para Ações Afirmativas (Pibic-Af) está inserido no Pibic e, portanto, tem os mesmos objetivos. A diferença está no fato de que o Pibic-AF é direcionado aos graduandos que ingressaram no ambiente acadêmico via ações afirmativas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – sistema este que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para distribuir vagas em Instituições de Ensino Superior (IES) participantes, em todo o Brasil.

Quem oferece bolsas Pibic-AF?

O Pibic-Af é dirigido às universidades públicas que são beneficiárias de cotas Pibic e que têm programa de ações afirmativas.

O Pibic-Af – resultado de uma uma parceria entre CNPq e Subsecretaria de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (SUBPAA/SEPPIR-PR) – é um programa criado em 2009 que tem como missão complementar as ações afirmativas já existentes nas universidades. Seu objetivo é oferecer aos alunos beneficiários dessas políticas a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica.

Desde 2022, a UFCA passou a ofertar também bolsas dentro dessa modalidade, com recursos da própria instituição.

No caso das bolsas custeadas pelo CNPq, os recursos para pagamento de bolsas Pibic-AF depende da disponibilidade do Conselho – que os repassa, a cada ano, às IES ofertantes destas bolsas.

No caso das bolsas concedidas com recursos da própria UFCA, a quota será proporcional à demanda, comparada com as demais modalidades.

Que propostas de pesquisa podem ser beneficiadas pelo Pibic-AF?

O Pibic-AF contempla projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, ou seja: não é uma modalidade voltada exclusivamente para propostas de pesquisa sobre ações afirmativas.

O Pibic -Af é uma ação que tem a finalidade de fortalecer o programa de ações afirmativas da instituição, garantindo a oportunidade de participar do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT) aos estudantes que ingressaram no Ensino Superior por meio da política de ações afirmativas.

Quem pode receber bolsas Pibic-AF?

Sendo assim, no ato da indicação do(a) estudante para essa modalidade, para além das exigências regulares, o(a) estudante deverá, obrigatoriamente, ter ingressado na nossa instituição, via Sisu, por meio das seguintes modalidades: L1, L2, L5, L6, L9, L10, L13 ou L14.

Conheça as demais modalidades de bolsas que integram o Edital PIICT: PIBIC, PIBIC-AF, PIBIC-EM e PIBITI

Outras informações podem ser solicitadas à PRPI/UFCA, pelo e-mail atendimento.prpi@ufca.edu.br.

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
prpi@ufca.edu.br