Ações internas realizadas pela UAIG/UFCA em 2022

Publicado em 23/12/2022. Atualizado em 23/12/2022 às 09h56

A Unidade de Auditoria Interna Governamental (UAIG/UFCA), seguindo os procedimentos do Plano de Ação do Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ), com o objetivo de atingir o nível 2 de capacidade do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), bem como as diretrizes difundidas pelo modelo, divulga as ações realizadas na UFCA durante o ano de 2022. Essas ações contribuem para melhoria na efetividade, no gerenciamento e no fortalecimento dos processos, bem como no fluxo de procedimentos de gestão e de governança desenvolvidos na Universidade.

Ressalta-se que a fundamentação para o aperfeiçoamento das atividades exercidas se encontram nas boas práticas divulgadas em âmbito nacional e internacional.

Plano de Comunicação: dispõe sobre as diretrizes para orientar as atividades de comunicação, definindo os objetivos, as ações, as ferramentas e o cronograma de execução das ações de comunicação.

Audin Comunica: boletim de notícias relacionadas à atuação da Audin/UFCA e outros temas relevantes, publicado bimestralmente. A última edição será lançada ainda esse ano.

Mapeamento do Universo de Auditoria: apresenta o mapeamento do conjunto de objetos da organização que estão sujeitos a ações de auditoria.

Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna: estabelece a metodologia para execução dos trabalhos de auditoria interna, estabelecendo diretrizes para a definição das práticas de auditoria e os procedimentos adotados.

Referencial Técnico da Unidade de Auditoria Interna Governamental da UFCA: dispõe sobre os princípios, diretrizes e requisitos fundamentais para a prática profissional da atividade de auditoria interna governamental na Universidade Federal do Cariri.

E-Aud: sistema desenvolvido pela Secretaria Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU) para gestão da Atividade de Auditoria Interna Governamental. Atualmente, os monitoramentos das recomendações são realizados via sistema, com a participação dos gestores responsáveis pela implementação.

Painel de Acompanhamento do Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ): divulga a avaliação dos processos de trabalho, dos produtos emitidos e da eficácia e da eficiência da atividade de auditoria interna governamental.

Painel de Monitoramentos e Indicadores: divulga as informações gerenciais da unidade, com o acompanhamento das recomendações emanadas pela Auditoria Interna (Audin) e pelos órgãos de controle, Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU), a apresentação de indicadores do Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ) e os benefícios decorrentes dos trabalhos realizados nas auditorias.

Painel do Universo de Auditoria: divulga o mapeamento dos processos auditáveis, incluindo a metodologia e o ranking.

Mapeamento dos Processos da Auditoria Interna/UFCA: atualização do mapeamento e divulgação dos processos intrínsecos à atividade de auditoria (Planejamento dos Trabalhos de Auditoria, Execução dos Trabalhos de Auditoria, Comunicação dos Resultados, Monitoramento, Elaboração do PAINT e Elaboração do RAINT).

Os painéis e documentos também estão disponíveis no Portal da UFCA.