Ações de Internacionalização UFCA – 2021 e 2022

Ações de Internacionalização - Levantamento de atividades realizadas por Docentes e Técnicos Administrativos realizadas no período de 2021 e 2022.

Publicado em 05/04/2023. Atualizado em 05/04/2023 às 10h45

A Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) dirige-se à comunidade de Docentes e Técnico-Administrativos (TAEs) da UFCA para realizar um mapeamento das atividades/ações de internacionalização em andamento na nossa Universidade, bem como conhecer as necessidades/demandas de internacionalização por parte de docentes, técnico-administrativos e unidades acadêmicas e administrativas visando elaborar o comitê de internacionalização e elaborar o plano de internacionalização da UFCA.

Panorama da Internacionalização da UFCA

A participação de todas as pessoas contribuirá para que a SCI obtenha um panorama mais amplo das iniciativas de internacionalização em curso e desenvolva suas estratégias de forma mais alinhada às necessidades da UFCA, respeitando os objetivos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI UFCA 2025) que envolve o período de 2021 a 2025.

O que são essas Ações de Internacionalização??

Para fins específicos desta pesquisa, entende-se internacionalização como um amplo conjunto de interações entre indivíduos, redes e instituições que ocorrem em nível internacional. Diversas são as possibilidades de iniciativas de internacionalização da educação superior existentes, sendo algumas delas: a mobilidade internacional acadêmica e profissional; a condução de projetos e atividades conjuntas de ensino, pesquisa, extensão e cultura; propostas futuras de cursos com a dupla diplomação; a cotutela de orientações; a possibilidade de oferta de disciplinas em idiomas estrangeiros pelos(as) nossos(as) docentes; a oferta de disciplinas na modalidade Collaborative Online International Learning (COIL) via ferramentas de Ensino à Distância; o intercâmbio virtual; a orientação acadêmica a estudantes internacionais; o envolvimento com instituições públicas e organizações internacionais de diversas naturezas; a organização de eventos internacionais; a realização de publicações conjuntas com pesquisadores internacionais, entre outras.

Sobre o formulário online

O formulário online com o link abaixo está organizado em nove partes com perguntas objetivas:

1. Dados dos servidores (docentes e TAEs);
  2. Atividades/ações de internacionalização já realizadas;
    1. Formação no Exterior – já realizada;
  3. Atividades/ações de internacionalização em andamento;
  4. Grupos de Pesquisa Internacionais;
  5. Acordo de Cooperação;
  6. Oferta de Disciplinas presenciais em outro idioma;
  7. Oferta de Disciplinas online em outro idioma;
  8. Necessidades/demandas de internacionalização;
  9. Demandas de Tradução.

O período para a participação na pesquisa é de até 3 de maio de 2023.

OBS: Durante este período de coleta de dados a equipe da SCI estará disponível para agendar reuniões com os colegiados dos cursos de graduação e pós-graduação para falar sobre o levantamento e o plano de internacionalização da UFCA.

Acesse aqui o formulário e participe!