8 de março de 2024 – Edição 18

Publicado em 08/03/2024. Atualizado em 08/03/2024 às 19h06

Dia Internacional das Mulheres

Na manhã desta sexta-feira, 8 de março, a Reitoria da Universidade Federal do Cariri publicou uma mensagem em alusão ao Dia Internacional das Mulheres. “Que o 8 de março seja um dia de reflexões, mas também um dia de celebrar conquistas e de sonhar um mundo cada vez mais justo e de efetivo reconhecimento dos direitos das mulheres”, expressa a Reitoria em um trecho da nota. Leia a mensagem completa na seção de notícias do Portal da UFCA.

Mais equidade de gênero na UFCA

As pesquisadoras da UFCA que deram à luz ou adotaram crianças nos últimos cinco anos e que concorrerem no edital do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT) terão uma ampliação no período de pontuação e avaliação de seus currículos acadêmicos. Para cada adoção ou nascimento ocorrido entre 2019 e 2024, será acrescentado um período de dois anos. “Esta é uma iniciativa muito necessária, que vai na direção de mais equidade na nossa Instituição. Em nome da Reitoria, saúdo e parabenizo a equipe da PRPI por estar à frente de tão importante iniciativa”, afirmou a professora, vice-reitora da UFCA e pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ledjane Sobrinho. O PIICT recebe inscrições até 26 de março. Visite o Instagram da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) para saber mais.

Fortalecimento das bolsas estudantis

A UFCA ganhou neste ano um grande reforço nas bolsas estudantis. Refletindo o compromisso da Universidade com a formação de qualidade, a Reitoria demandou da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento o acréscimo de dois meses às bolsas estudantis que em anos anteriores tiveram vigência de oito meses. A medida foi posteriormente aprovada pelo Comitê de Governança e já se encontra em pleno vigor, beneficiando bolsistas vinculados às pró-reitorias de Cultura, Extensão e Graduação. “Ainda durante a campanha, vários estudantes nos procuraram pedindo a ampliação dos meses das bolsas. Após análise cuidadosa, identificamos que, com a reestruturação do orçamento, seria possível estender as bolsas, e pautamos isso, pois sabemos da importância das bolsas para os nossos estudantes. Com a grande parceria da Proplan e o acolhimento da proposta pelo Comitê de Governança, conseguimos aprovar essa medida, que é importantíssima para a nossa Universidade”, explicou o reitor da UFCA, Silvério Freitas.

Na luta pelo Hospital Universitário da UFCA

Compromisso da Reitoria, a luta pelo nosso HU segue firme. Na semana passada, nossa Universidade recebeu a visita de representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para debater a demanda da UFCA pela implantação do Hospital Universitário. Participaram do encontro, ocorrido na quarta, 28 de fevereiro, o reitor da UFCA, Silvério Freitas, o diretor da Faculdade de Medicina da UFCA, Cláudio Gleidiston, e o chefe de gabinete da Reitoria, Leandro Macedo. “Estamos muito focados na conquista do HU para a nossa Instituição. Temos feito um trabalho de muito diálogo e articulação em Brasília, junto ao MEC, à Ebserh, à Bancada Cearense, e a visita dos representantes da Ebserh é uma etapa importante na nossa luta”, declarou o reitor Silvério. Leia esta matéria do Portal da UFCA para saber mais sobre o encontro e a pauta da construção do Hospital Universitário da UFCA.

Acolhida aos novos servidores

Manhã de quarta-feira, 6 de março, a vice-reitora da UFCA, Ledjane Sobrinho, participou da cerimônia de abertura do Encontro de Ambientação e Iniciação ao Serviço Público. Esse evento é organizado anualmente pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas com o objetivo de receber e orientar os novos servidores da Instituição. Realizada em 6 e 7 de março, em sala do Bloco K, no campus Juazeiro do Norte, a edição deste ano contou com a participação de 27 novos servidores, incluindo técnicos e docentes. Em seu discurso, a vice-reitora destacou a alegria de ver o crescimento da UFCA e de poder receber novos servidores.

Melhoria na gestão dos periódicos da UFCA

Na manhã de terça-feira, 5 de março, o reitor da UFCA, Silvério Freitas, recebeu na Sala de Reuniões da Reitoria representantes da PPRI e dos periódicos da Universidade para tratar do aperfeiçoamento da gestão dos periódicos da UFCA. O principal encaminhamento da reunião foi iniciar os estudos para criação e estruturação de um núcleo na PRPI que se encarregará de oferecer suporte à gestão dos periódicos. O reitor, Silvério Freitas, comenta: “A reunião foi muito produtiva e cheia de boas ideias. Agradeço a participação da PRPI e dos colegas editores. Agora é arregaçar as mangas e trabalhar pela criação do núcleo na PRPI, o que vai representar um ganho enorme para os periódicos da UFCA”.