UFCA recebe representantes da Ebserh para avaliação da viabilidade de um Hospital Universitário no Cariri

Publicado em 29/02/2024. Atualizado em 29/02/2024 às 11h25

Da esquerda para a direita (abaixo): Ingrid Magatti (Ebserh), Cláudio Gleidiston (UFCA), Odete Gialdi (Ebserh), Fernando Santana (dep. estadual). Da esquerda para a direita (acima): Leandro Macedo (UFCA), Giovanni Sampaio (vice-prefeito de Juazeiro do Norte) e Silvério Freitas (reitor da UFCA). Foto: Ascom. Fernando Santana

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) recebeu, nesta semana, representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para debater a implantação de um Hospital Universitário no Cariri. O encontro – realizado nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro de 2024, na Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), em Barbalha – contou com a presença do reitor da UFCA, Silvério Freitas, do diretor da Faculdade de Medicina da UFCA, Cláudio Gleidiston, e do chefe de gabinete da Reitoria, Leandro Macedo.

Na visita ao Cariri, as representantes da Ebserh, Odete Gialdi (Diretora de Administração e Infraestrutura) e Ingrid Magatti (Assessora da Vice-Presidência), enviadas a pedido do Ministério da Educação (MEC), avaliaram a viabilidade da implantação de um HU na região, acompanhadas, ainda, do deputado estadual Fernando Santana e do vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio. O grupo visitante conheceu ainda as instalações da Famed/UFCA e da Clínica-Escola, no campus Barbalha.

Os gestores da UFCA e também as representantes da Ebserh se reuniram mais uma vez, na manhã desta quinta-feira, 29 de fevereiro, no gabinete do deputado Fernando Santana, em Juazeiro do Norte, para seguir o debate técnico acerca da implantação do HU.

Grupo que avalia viabilidade de um HU no Cariri se reuniu no gabinete do deputado Fernando Santana, em Juazeiro do Norte, em 29 de fevereiro de 2024. Foto: Ascom. Fernando Santana

Encontro com o ministro da Educação

Em outubro de 2023, o reitor da UFCA esteve com o ministro da Educação, Camilo Santana. No encontro, o reitor entregou ao ministro um ofício no qual expõe projetos da UFCA e seus potenciais benefícios para a região do Cariri, bem como necessidades próprias do dia a dia da instituição. A implantação de um Hospital Universitário esteve entre os temas abordados no encontro.

Na ocasião, a UFCA explanou a necessidade antiga de construir um Hospital Universitário, que traria para a região grande suporte na promoção da saúde pública e permitiria aos discentes de Medicina cumprir seu internato em campo de prática da própria Universidade. Atualmente, os estudantes cumprem o internato atuando em hospitais da região ou mesmo de cidades distantes, como Fortaleza. Hoje, essas instituições recebem os discentes da UFCA mediante parcerias com a Universidade.

Gabinete da Reitoria
gabinete@ufca.edu.br