3 de novembro de 2023 – Edição 12

Publicado em 03/11/2023. Atualizado em 03/11/2023 às 18h22

Parceria entre a UFCA e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Na tarde da segunda-feira (30), o reitor da UFCA, Silvério Freitas, assinou termo que oficializa parceria entre a nossa Instituição e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para lançar uma especialização em economia solidária e um projeto de capacitação na área de piscicultura. A assinatura do termo foi feita durante reunião na Reitoria da UFCA, de que participaram, além de Silvério, vários representantes da UFCA e do MCTI. “Essa parceria representa um investimento de cerca de 4 milhões para trabalharmos em duas áreas muito importantes, que são a economia solidária e a piscicultura”, afirmou Silvério. Saiba mais no Portal e no Instagram da UFCA.

Encontro com estudantes do campus Brejo Santo

Na noite da segunda-feira (30), o reitor Silvério Freitas e a vice-reitora Ledjane Sobrinho estiveram no campus Brejo Santo para encontro com discentes do Instituto de Formação de Educadores (Ife), em mais uma edição do Primeiro Ciclo de Encontros da Reitoria com a Comunidade Acadêmica, iniciado em julho. Em quase duas horas de diálogo, foram pautadas questões importantes para o fortalecimento da unidade acadêmica, como a melhoria da infraestrutura do campus. “A reitoria faz questão de ter esse contato com os estudantes. A gente registrou as demandas, sanou dúvidas e discutiu ações para melhorar cada vez mais o IFE. Agradeço ao Daniel, ao Felipe, à Maria Paula, enfim, a todos e todas que nos receberam”, comentou Silvério.

Novos diretores da Dinfra

Na quarta-feira (1º), o reitor da UFCA, Silvério Freitas, nomeou novos diretores para a Diretoria de Infraestrutura da UFCA, a Dinfra. Washington Luiz de Sousa Júnior, anteriormente diretor adjunto, foi nomeado diretor. Já para ocupar o cargo de diretor adjunto, Silvério nomeou Wagner Roberto Serapião da Silva. O reitor comenta: “O professor André, ex-diretor, foi para o pós-doutorado. O Washington, que era diretor adjunto, assume agora como diretor, e o Wagner como [diretor] adjunto. O Washington e o Wagner são muito competentes e experientes; a Diretoria de Infraestrutura está em ótimas mãos. Quero agradecer ao professor André pela dedicação e profissionalismo à frente da Dinfra. Ele realizou um trabalho de muita qualidade. Desejo que tenha um excelente pós-doutorado.”

Projetos aprovados em editais da Funcap

A Universidade Federal do Cariri teve sete projetos aprovados em editais recentes da Fundação Cearense de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), conforme resultados publicados na sexta-feira (27). No Edital Universal, foram aprovados dois projetos, um coordenado pela professora Maria Gorethe de Sousa Lima Brito, e outro pela professora Maria Isabel Brasileiro Rodrigues. Já no Edital Pró-Humanidades, foram aprovados cinco projetos, propostos pelos professores Elias Pereira Lopes Júnior, Ives Romero Tavares do Nascimento, Jesuína Maria Pereira Ferreira, Polyandra Zampiere Pessoa da Silva e Regiane Lorenzetti Collares. “Os proponentes, pesquisadores e bolsistas das sete propostas aprovadas estão de parabéns. Tenho certeza que os projetos aprovados trarão bons frutos para a nossa UFCA e para a nossa região”, pontuou o reitor da UFCA, Silvério Freitas.

Mais assistência estudantil

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UFCA lançou na quarta-feira (2) novo edital unificado para concessão de isenção nos RUs e de auxílios creche, transporte e moradia. As inscrições ocorrerão de 6 a 17 de novembro. O Portal e o Instagram da UFCA apresentam mais informações sobre o edital.

Concurso para docentes

Na sexta-feira (27), a UFCA publicou edital de concurso público para selecionar cinco docentes efetivos nas áreas de contabilidade gerencial; ensino de filosofia; filosofia antiga e medieval; e ensino de libras e suas literaturas. O período de inscrições segue aberto por todo o mês de novembro. Acesse o Portal da UFCA para saber mais.