29 de setembro de 2023 – Edição 7

Publicado em 29/09/2023. Atualizado em 29/09/2023 às 19h53

Setembro Surdo na UFCA

O reitor Silvério Freitas participou na noite de terça-feira, no Auditório Beata Maria de Araújo, Campus Juazeiro do Norte, da abertura do Segundo Setembro Surdo da UFCA e do Segundo Seminário de Escrita de Língua de Sinais do Cariri (SELSC), eventos organizados pelo curso de licenciatura em letras libras da Universidade, em alusão ao Dia Nacional do Surdo. Em discurso que proferiu na mesa de abertura, o reitor Silvério Freitas parabenizou a comunidade surda pelo Dia Nacional do Surdo, citando a importância dessa data para a luta em prol de mais e melhores políticas para efetivação dos direitos das pessoas surdas. Também parabenizou o curso de letras libras pela realização dos eventos. A palestra da primeira noite, ministrada pela professora Daniele Miki Fujikawa Bózoli, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), abordou a escrita de sinais na aprendizagem do português como segunda língua. O Segundo Setembro Surdo da UFCA e o Segundo SELSC foram realizados entre terça e quinta-feira desta semana. Saiba mais no site dos eventos.

Fortalecimento da integridade pública

Na quarta-feira, a Universidade Federal do Cariri lançou em seu perfil oficial no Instagram o projeto “Sementes Correcionais”, sob coordenação da Secretaria de Processos Disciplinares e Comissões Permanentes (Sepad). A iniciativa tem o objetivo de fomentar boas práticas de conduta e prevenir ilícitos administrativos, contribuindo para o fortalecimento da integridade pública na Instituição. Acompanhe a primeira publicação no Instagram oficial da UFCA.

Cooperação para beneficiar o curso de medicina veterinária da UFCA

Na tarde de quarta-feira, na sala de reuniões da reitoria, o reitor Silvério Freitas e os professores Jorge Martins, Talita Frade e Júlio Rodrigues, do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB), estiveram reunidos com representantes do hospital veterinário da Unileão — o coordenador administrativo e financeiro, Alex Rosa, e a supervisora administrativa, Cheyenne Alencar. A reunião abordou possibilidades de cooperação entre as instituições, visando atender demandas por espaços e campos de prática do nosso curso de medicina veterinária. “A reunião foi muito proveitosa e encaminhamos algumas ações visando à celebração da parceria dentro dos próximos meses. Agradeço a participação dos colegas professores do CCAB, bem como do Alex e da Cheyenne da Unileão”, declarou Silvério.

Descerramento da placa do primeiro graduado em ciência da computação

Na manhã de quinta-feira, a vice-reitora Ledjane Sobrinho participou da solenidade de descerramento da placa de formatura do discente Cicero Wesley Suares Feitosa. Cicero ingressou em 2019 na primeira turma do bacharelado em ciência da computação da UFCA, tornando-se, no ano corrente, seu primeiro concluinte. Além da vice-reitora e do estudante, acompanharam a cerimônia docentes e gestores da UFCA, entre os/as quais a pró-reitora de Extensão, Fabiana Lazzarin, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Mário Henrique Pacheco, o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Juscelino Silva e o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia, Ary Ferreira da Silva.

Qualidade de vida estudantil

Na tarde de hoje, no Campus Juazeiro do Norte, teve início o Sétimo Fórum de Qualidade de Vida do Estudante, evento realizado pela Divisão de Atenção e Qualidade de Vida do Estudante, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). A programação da tarde consistiu na palestra “Orientações posturais para o estudo acadêmico”, ministrada pela professora do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), do curso de Fisioterapia, Ana Geórgia. Na abertura do Fórum, a vice-reitora e pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ledjane Sobrinho, ressaltou o compromisso da UFCA e da Prae com os/as estudantes da universidade: “A Prae segue atenta à qualidade de vida da nossa comunidade discente. Nossos esforços vão além da oferta de auxílios, disponibilizando serviços voltados para a saúde mental e física, com serviços da divisão de qualidade de vida do estudante.” O Fórum de Qualidade de Vida do Estudante segue em outubro com palestras nos campi em Barbalha, Brejo Santo e Crato. Saiba mais no Portal da UFCA

Livros digitais para a comunidade da UFCA

A Universidade Federal do Cariri está em processo de implantação da plataforma de livros digitais Minha Biblioteca. A biblioteca digital disponibilizará para toda a comunidade acadêmica da UFCA um acervo de milhares de livros digitais, organizados nos seguintes catálogos: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica e Artes & Letras. “A plataforma vai potencializar muito o acesso da nossa comunidade ao conhecimento. Com ela, será possível ler livros de editoras nacionais importantes, no celular ou no computador, ou mediante a impressão de trechos”, observou o reitor Silvério Freitas. A disponibilização da plataforma ao público da UFCA está prevista para o dia 27 de outubro.

Ciclo formativo em outubro e novembro

Em outubro e novembro, no Campus Juazeiro do Norte, será realizado o Primeiro Ciclo Formativo da Pró-Reitoria de Administração (Proad). O evento contará com palestras sobre relações de trabalho na universidade, qualidade de vida, assédio moral e sexual, comunicação não violenta e acessibilidade. As inscrições têm início na próxima segunda-feira e são gratuitas tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público externo. Conheça mais detalhes do evento no Portal da UFCA.