1º de março de 2024 – Edição 17

Publicado em 01/03/2024. Atualizado em 01/03/2024 às 18h15

Aprovada criação da Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFCA

Na tarde da quinta-feira 29 de fevereiro, o Conselho Universitário da UFCA (Consuni) aprovou por unanimidade a criação da Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Saade). O objetivo geral da Saade é trabalhar pela promoção do acesso e da permanência na Universidade de grupos historicamente excluídos e discriminados, que enfrentam uma subrepresentação no ensino superior. Entre suas atribuições estão as de elaborar programas de ações afirmativas; conduzir pesquisas sobre o impacto das ações afirmativas na UFCA; e coordenar os processos de heteroidentificação para o acesso à graduação, à pós-graduação e ao serviço público na nossa Instituição. Em depoimento após a reunião, o reitor Silvério Freitas expressou sua satisfação com a criação da Secretaria: “Hoje é um dia histórico para a nossa Universidade. A Saade é criada com a missão de tornar a nossa UFCA ainda mais inclusiva e democrática. Sua criação estava prevista no plano de gestão que apresentamos durante a consulta para a Reitoria, e ela também reflete uma demanda importante da comunidade acadêmica e de vários movimentos da sociedade civil. Estamos muito felizes em poder contribuir com o avanço da equidade na UFCA”.

UFCA ganha reconhecimento nacional em Gestão de Riscos para a Integridade

Levantamento realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) reconheceu a Universidade Federal do Cariri como detentora de um nível “aprimorado/avançado” em gestão de riscos para a integridade. Tal distinção foi concedida a apenas 16% das instituições do poder executivo federal participantes do estudo. “Ficamos muito felizes com esse resultado. Ele expressa o cuidado e a seriedade da UFCA com a sua missão e com o interesse público”, avaliou o reitor Silvério Freitas. Saiba mais nesta matéria do Portal da UFCA.

Apoio à reestruturação do plano de carreira dos TAEs

No dia 21 de fevereiro, a Reitoria da UFCA divulgou nota de apoio à campanha dos servidores técnico-administrativos (TAEs), da UFCA e das demais instituições federais de ensino, pela reestruturação do seu plano de carreira. “A Reitoria da UFCA acredita que a reestruturação do plano de carreira dos TAEs é um passo fundamental para garantir a esses valorosos profissionais melhores condições de trabalho e para fortalecer a atuação das nossas instituições federais de ensino”, afirma a Reitoria em trecho da nota, publicada no Instagram da UFCA.

Agenda de planejamento e avaliação

Na primeira semana de fevereiro, a Reitoria da Universidade Federal do Cariri deu início a uma agenda de reuniões de planejamento e avaliação com as pró-reitorias, as unidades acadêmicas, os órgãos complementares e os órgãos suplementares da UFCA, visando fortalecer o alinhamento estratégico da gestão. O reitor Silvério Freitas explica: “Estamos promovendo essa agenda com todos os setores. O objetivo é fortalecer nossa integração, nossa atuação e também buscar formas de a Reitoria apoiar cada vez mais as atividades de cada pró-reitoria, unidade acadêmica, diretoria ou secretaria”. As reuniões da agenda estão previstas para ocorrer até 13 de março.

Colação de grau e celebração dos 15 anos da Residência Médica da UFCA

Na tarde da terça-feira 27 de fevereiro, o reitor Silvério Freitas participou da cerimônia de colação de grau dos residentes médicos da UFCA formandos nas especialidades de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Patologia. O evento, realizado no Auditório da Faculdade de Medicina (Famed), celebrou também os 15 anos de criação do Programa de Residência Médica da UFCA. Em seu discurso, o reitor desejou sucesso aos concluintes, instando-os a uma prática médica comprometida com a vida humana. Silvério Freitas também ressaltou a grande importância da Residência Médica da UFCA para toda a região e parabenizou todos os que fazem ou fizeram parte de sua história. Saiba mais sobre a cerimônia e a história do Programa de Residência Médica nesta matéria do Portal da UFCA.

Mestrado Profissional em Administração Pública na UFCA

No dia 7 de fevereiro, a UFCA recebeu a aprovação de sua proposta de adesão ao Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, o Profiap, coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Com essa conquista, a nossa Universidade junta-se ao time de instituições realizadoras do Profiap, atualmente composto por 40 universidades, de todas as regiões brasileiras. O edital para a seleção da primeira turma de mestrandos tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano.