18 de agosto de 2023 – Edição 2

Publicado em 18/08/2023. Atualizado em 18/08/2023 às 18h44

Emenda parlamentar para beneficiar todos os campi da UFCA

Por indicação do deputado federal e líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, a Universidade Federal do Cariri recebeu emenda parlamentar no valor de R$ 999.211,50 (novecentos e noventa e nove mil, duzentos e onze reais e cinquenta centavos). Esse montante será integralmente destinado à melhoria da infraestrutura de projeção das salas de aula da UFCA e ao reforço e ampliação da cobertura da internet sem fio nos campi da Universidade. Explica o reitor da UFCA, Silvério Freitas: “A compra dos equipamentos já está ocorrendo, os empenhos já foram feitos e a previsão é que, até novembro ou dezembro deste ano, nós tenhamos datashows em todas as salas de aula e um wifi melhor em todos os nossos campi.”

Mobilização pelo fortalecimento da assistência estudantil

No período de 15 a 17 de agosto de 2023, a vice-reitora e pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFCA, Ledjane Sobrinho, e as integrantes da equipe da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) Liana Esmeraldo, Aneliza Sampaio e Maria Rosiane Melo participaram do XXI Encontro Regional Norte e Nordeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace), realizado no campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Ilhéus. O encontro é reconhecido como o principal fórum para a discussão e mobilização sobre políticas de assistência estudantil nas universidades federais do Norte e do Nordeste. “Encontros como este são de suma importância para fortalecer a assistência estudantil. Essa troca de experiências e os debates sobre a permanência estudantil fortalecem a luta pelos direitos de nossas e nossos discentes”, afirmou Ledjane. Durante os três dias de evento, foram abordados temas como ações afirmativas, diversidade, saúde mental e financiamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Saiba mais no Portal da UFSB.

Melhorias para o SIGAA a caminho

Uma atualização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFCA encontra-se em fase avançada de preparação. A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), junto às pró-reitorias de Graduação e de Extensão (Prograd e Proex, respectivamente), têm dedicado esforços para aprimorar o sistema, com o objetivo de atender a demandas da Integralização da Extensão nos cursos de graduação, propiciar a emissão de diplomas digitais e melhorar a funcionalidade dos módulos “Pesquisa”, “Extensão e Cultura”, “Monitoria”, “Graduação”, “Relações Internacionais”, entre outros. O lançamento da nova versão do SIGAA está previsto para novembro de 2023.

Oportunidade de intercâmbio no exterior

O Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação 2023, da Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) da UFCA, publicou edital para seleção de estudantes de graduação para intercâmbio em universidades da Argentina, da França, do México e de Portugal. As inscrições estão abertas até as 15 horas de 08 de setembro próximo. Saiba mais no Portal da UFCA.

Articulação intersetorial em prol da extensão

Nesta quarta-feira, 16, o reitor da UFCA, Silvério Freitas, reuniu-se na sala de reuniões da Reitoria com o diretor de Articulação Intersetorial do MEC, Roberto Wagner, o coordenador-geral de Articulação Intersetorial do MEC, Domingos Abreu, a professora e pró-reitora de Extensão da UFCA, Fabiana Lazzarin, e o professor Geovani Tavares, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFCA. As conversas se concentraram em formas de incrementar a extensão no território do Cariri, a partir da colaboração das universidades, escolas e governos em níveis municipal, estadual e federal. A reunião também foi um espaço para os representantes do MEC anunciarem que, em breve, o Ministério da Educação, por meio da Diretoria de Articulação Intersetorial, lançará editais para fomentar a extensão. Na avaliação do reitor Silvério Freitas: “A extensão é um pilar importante da Universidade. Ela faz uma grande diferença na formação dos nossos estudantes e traz um impacto social relevante para a nossa região. Recebemos com muita alegria a professora Fabiana, o professor Geovani e os representantes do MEC para discutir formas de avançar nessa área”.

Tenda Proex percorre os campi da UFCA

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFCA inaugurou sua Tenda Itinerante da Extensão nos últimos dias 16 e 17 de agosto, no campus Juazeiro do Norte. O objetivo dessa iniciativa, que percorrerá todos os campi da Universidade, é estreitar os laços entre a comunidade acadêmica e a Proex, oferecendo um espaço para dialogar e tirar dúvidas sobre ações, projetos, programas, editais, bolsas e eventos da Pró-Reitoria de Extensão. A próxima parada da Tenda Proex será no campus Brejo Santo, em 30 de agosto. Para conferir a programação completa e outras informações sobre essa ação, acesse o Portal da UFCA.

19º Encontro de Extensão (Enex/UFCA)

O 19º Enex será realizado de 25 a 27 de outubro de 2023, em formato híbrido (na UFCA e online). Com o tema “Despertando horizontes: ciências básicas e ações sociais transformadoras”, o evento propõe uma série de atividades voltadas para a geração de conhecimento e a partilha de experiências no contexto da extensão universitária. A chamada para submissão de trabalhos segue aberta até o próximo dia 20 de agosto. Saiba mais no site do evento