Com prazo até 8 de setembro, UFCA abre inscrições para intercâmbio em cinco universidades internacionais

Publicado em 16/08/2023. Atualizado em 16/08/2023 às 16h37

Foto: Arquivo Pessoal

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) abriu, por meio da Secretaria de Cooperação Internacional (SCI/UFCA), as inscrições para a Seleção do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (Piigrad 2023.2). Esse é um programa que oferece oportunidade de mobilidade internacional para os estudantes da Instituição.

Para isso, a SCI/UFCA lançou o Edital SCI nº 07/2023 com inscrições abertas até às 15h do dia 8 de setembro de 2023, que podem ser feitas por meio da Plataforma Forms/UFCA (formulário de inscrição “Edital de Seleção do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação – Piigrad 2023.2”).

No momento da inscrição, é necessário apresentar formulário de inscrição e plano de estudos com aprovação do coordenador do curso de graduação, documento de transcrição de registros, carta de motivação, histórico escolar atualizado no Sigaa/UFCA e link para o Currículo Lattes atualizado.

Sobre o Piigrad 2023.2

O Piigrad 2023.2 prevê a isenção das taxas acadêmicas (matrícula e mensalidades) das instituições internacionais. Outras despesas, como passaporte e visto, passagem aérea, alojamento, alimentação e seguro-saúde deverão ser arcadas pelo estudante aprovado do programa.

O principal objetivo do Piigrad é promover a cooperação entre as universidades e contribuir para incrementar a qualidade da formação de estudantes de graduação da UFCA.

Universidades parceiras

Nesta seleção, há disponibilidade de vagas para universidades da Argentina, de Portugal, do México e da França. Os interessados em se inscrever para o edital da SCI/UFCA podem optar por uma das universidades listadas abaixo – também disponíveis no Anexo I do edital.

• Universidad Nacional del Litoral (Argentina): 2 vagas por unidade acadêmica;
  • Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Portugal): 2 vagas para Administração;
  • Universidad Interserrana Del Estado de Puebla Ahuacatlán (México): 2 vagas por unidade acadêmica;
  • Universidade de Algarve (Portugal): 2 vagas por unidade acadêmica;
  • Le Conservatoire National des Arts Et Métiers (França): 2 vagas para o CCSA/UFCA.

Algumas oportunidades exigem certificado de proficiência específico. O período do intercâmbio está previsto para ocorrer entre fevereiro e julho de 2024. Há a possibilidade de renovação em mais um período letivo, a depender do desempenho do discente.

Ao fim da seleção, no dia 18 de janeiro de 2024, ocorrerá uma reunião presencial na sala da SCI/UFCA, no campus Juazeiro do Norte (bloco I, quarto andar, sala i401), com os candidatos selecionados.

Outras informações sobre o cronograma e os demais documentos relacionados ao Edital estão disponíveis na página da SCI/UFCA.

Secretaria de Cooperação Internacional
sci@ufca.edu.br