15 de março de 2024 – Edição 19

Publicado em 15/03/2024. Atualizado em 15/03/2024 às 20h07

UFCA entrega obra de urbanização do campus Crato

Na tarde desta sexta-feira, o reitor e a vice-reitora da UFCA, Silvério Freitas e Ledjane Sobrinho, estiveram no campus Crato para a solenidade de entrega da obra de urbanização do campus. A cerimônia foi prestigiada por um grande número de membros da comunidade acadêmica da nossa Instituição, além de representantes políticos e da empresa encarregada da obra. Acesse a seção de notícias do Portal da UFCA e nosso Instagram para saber mais sobre a entrega e para ver como ficou o campus Crato após a urbanização.

Mais livros digitais disponíveis para a comunidade da UFCA

Nesta semana, a UFCA disponibilizou à comunidade acadêmica acesso aos livros da Biblioteca Virtual da Pearson, plataforma com um rico acervo multidisciplinar. Solicite seu acesso, seguindo estes passos: 1) faça login em seu e-mail institucional da UFCA; e 2) preencha o formulário de cadastro. Após concluir essas etapas, você receberá as orientações para acessar o catálogo da Pearson no seu e-mail institucional em até 7 dias úteis. “A leitura é uma parte importantíssima da vida universitária. Por isso, o esforço da Universidade para disponibilizar aos estudantes e a toda a comunidade acadêmica acervos importantes como o virtual da Pearson e o da Minha Biblioteca, que disponibilizamos em outubro do ano passado. Agradeço à equipe do Sistema de Bibliotecas da UFCA por estar, de forma tão dedicada, à frente desse trabalho”, comentou o reitor da UFCA, Silvério Freitas. Para dúvidas e mais informações, contate bvpearson.sibi@ufca.edu.br.

Encontro com deputado José Guimarães no campus Crato

Na manhã de sábado, 9 de março, o reitor da UFCA, Silvério Freitas, esteve no Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB), campus Crato, onde se reuniu com o deputado federal e líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, para discutir o fortalecimento da UFCA. Acompanharam o reitor Silvério membros da Reitoria, da Proad, da Progep, da Proplan, da PRPI, da Diari, da Dinfra, da direção do CCAB, bem como docentes e estudantes dos cursos de agronomia e de medicina veterinária. Durante a reunião, foram apresentados e discutidos indicadores e projetos estratégicos para o crescimento da Universidade, como o Hospital Veterinário, a criação de novos cursos e ações para fortalecer o quadripé acadêmico: ensino, pesquisa, extensão e cultura. O reitor Silvério Freitas comentou: “A Universidade se faz através do diálogo, da cooperação e da união. Nossa articulação com o deputado José Guimarães e outras lideranças políticas segue firme. Neste sábado, tivemos mais uma reunião excelente, onde pudemos dar mais alguns passos na direção da realização de projetos fundamentais para a UFCA e o Cariri”.

Novos graduados da UFCA

Nesta semana, tivemos duas colações de grau na UFCA. Na primeira, ocorrida na quarta-feira, a vice-reitora, Ledjane Sobrinho, titulou dois estudantes concluintes da graduação em medicina. A segunda cerimônia foi realizada na manhã de hoje, com a participação do reitor, Silvério Freitas, que concedeu o grau a 27 estudantes, dos cursos de administração, administração pública e gestão social, ciências contábeis, design, design de produto, engenharia civil e medicina. “Concluir uma graduação em uma universidade pública federal, como a nossa UFCA, que valoriza tanto a qualidade, não é tarefa fácil. Vocês enfrentaram vários desafios nessa jornada e são mais que merecedores de ostentarem o selo da Universidade Federal do Cariri — em seus currículos e vidas”, disse o reitor em passagem de seu discurso.

Extensão no contexto EaD

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) realizará no dia 20 de março, em formato remoto, a “Oficina de atividades lúdicas aplicadas à Extensão Universitária no contexto EaD”. A atividade formativa será ministrada pela pró-reitora de Extensão do IFCE, Ana Cláudia Uchôa Araújo. As inscrições para a oficina já estão abertas. Acesse este informe do Portal da UFCA para saber mais.