1° de setembro de 2023 – Edição 4

Publicado em 01/09/2023. Atualizado em 04/09/2023 às 13h54

Reitoria nas noites de segunda e quinta

A partir da próxima semana, a reitoria da Universidade Federal do Cariri (UFCA) ampliará seu horário de funcionamento. Além das manhãs e tardes, funcionará também nas noites de segunda e quinta-feira. O reitor da UFCA, Silvério Freitas, explica que essa extensão de horário objetiva atender às necessidade de discentes e servidores/as do período noturno, que muitas vezes tinham dificuldade para acessar a reitoria durante o dia. Declarou o reitor: “Temos muitos estudantes e servidores no período noturno. Então nos organizamos para ampliar o horário da reitoria. Esperamos que a medida possa colaborar com o fortalecimento do diálogo da reitoria com a comunidade acadêmica, que é algo muito importante para o crescimento da UFCA.”

Atividades no Instituto de Formação de Educadores (IFE)

O reitor Silvério Freitas, a vice-reitora Ledjane Sobrinho e o assessor especial da reitoria Rodrigo Rocha estiveram terça-feira no IFE, no campus da UFCA em Brejo Santo, para três atividades. O primeiro compromisso, às 15h30, foi uma reunião com estudantes do Diretório Acadêmico (DAIFE), em que foram discutidas demandas para melhoria das condições de estudo e permanência dos/as discentes do IFE. Por volta das 16h, teve início o encontro do Primeiro Ciclo de Encontros da Reitoria com a Comunidade Acadêmica junto aos/às servidores/as da unidade acadêmica. Em quase 3 horas de reunião, foram discutidas ações e estratégias para fortalecer o IFE, a exemplo da melhoria e da ampliação da estrutura física do campus e da contratação de mais servidores/as para reforçar as coordenações de curso e os laboratórios. O último compromisso, já à noite, foi a celebração de aniversário de 9 anos do IFE, completados em 04 de agosto. O reitor Silvério Freitas comentou: “Esse contato próximo com a comunidade acadêmica nos anima muito. A agenda de hoje foi muito boa, as reuniões foram ótimas, e encerrar a noite com a celebração dos 9 anos do IFE foi uma grande alegria. Minhas felicitações a todos e todas que compõem o IFE!”

Homenagem aos 10 anos da UFCA

Na quinta-feira, a UFCA foi homenageada em sessão solene, realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), em alusão a seus 10 anos de existência, completados no último mês de junho. A solenidade ocorreu na Alece, na capital Fortaleza, e contou com a participação do pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFCA, Mário Henrique Pacheco, representando o reitor da UFCA, Silvério Freitas; do ex-reitor e atual diretor de Articulação Institucional da UFCA, Ricardo Ness; do deputado estadual Davi de Raimundão; do reitor da Universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida; da secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, do Ceará, Sandra Monteiro, representando o governador do Ceará, Elmano de Freitas; do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Inácio Arruda; do ex-deputado estadual e federal e ex-prefeito de Juazeiro do Norte Raimundo Macêdo (popularmente conhecimento como Raimundão); do prefeito de Saboeiro, Marcondes Ferraz; entre outras autoridades. Em entrevista concedida à TV Assembleia antes da sessão, Mário Henrique Pacheco agradeceu a iniciativa da solenidade e ressaltou a importância da UFCA para a transformação social na região do Cariri. Saiba mais no Portal da UFCA.

Encontro sobre saúde mental com gestores e gestoras

Na manhã da quarta-feira, no bloco K do campus Juazeiro do Norte, aconteceu o Segundo Encontro de Troca de Experiências entre Gestores/as, promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da UFCA. O evento, facilitado pela professora Teresa Pires da UFRN e voltado a servidores/as em cargo de direção, focou no tema da saúde mental no ambiente de trabalho.

Fórum Itinerante de Saúde Mental no Ensino Superior a partir da semana que vem

A UFCA, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), realizará nos dias 6, 12, 20 e 27 de setembro o Sétimo Fórum Itinerante de Saúde Mental no Ensino Superior. O evento percorrerá os campi Barbalha, Brejo Santo, Crato e Juazeiro do Norte, abordando temas como violência contra as mulheres, TDAH, estresse, ansiedade, exercício físico e alimentação no contexto da saúde mental no ensino superior. As inscrições já estão abertas e são gratuitas. Saiba mais no Portal da UFCA.

Residências médicas da UFCA

Em sua quadragésima quinta reunião ordinária, realizada na quinta-feira, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Cariri (Consuni/UFCA) aprovou medidas importantes referentes ao Programa de Residência Médica da Universidade Federal do Cariri. O colegiado do Consuni deliberou pela concessão de gratuidade nas refeições do Refeitório Universitário e pela oferta de moradias na chamada “Residência Acadêmica” (Bloco R do campus Juazeiro do Norte) aos/às discentes das residências médicas da UFCA, de modo a atender a determinações da Lei da Residência Médica (Lei Nº Lei nº 6.932, de 07 de julho de 1981, e suas atualizações).

Por falar em Consuni

Você conhece o Consuni da UFCA? O Conselho Universitário (Consuni) é o órgão colegiado máximo da Universidade Federal do Cariri, com caráter normativo, deliberativo e consultivo. É composto pelo reitor, pela vice-reitora e por vários/as outros/as membros/as da comunidade da UFCA (discentes, docentes e técnicos/as), bem como por representantes da sociedade civil. Entre suas responsabilidades, está a de definir as principais características da política educacional da nossa universidade. Saiba mais no Estatuto da UFCA e no Regimento Interno do Consuni.