AL-CE promove sessão solene em homenagem aos 10 anos da UFCA

Publicado em 01/09/2023. Atualizado em 01/09/2023 às 12h43

Professor Mário Pacheco (segundo, da esquerda para a direita), durante sessão de solenidade em homenagem à UFCA. Foto: Dário Gabriel.

A Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) promoveu sessão solene em homenagem aos 10 anos de criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A sessão ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 31 de agosto de 2023, no Plenário 13 de Maio da sede do legislativo estadual. A UFCA foi desmembrada da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 5 de junho de 2013.

A solenidade foi requerida pelo deputado Davi de Raimundão e contou com a presença do ex-reitor da UFCA, professor Ricardo Lange Ness, e do atual pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFCA (Progep/UFCA), professor Mário Henrique Gomes Pacheco.

Na ocasião, seis pessoas foram homenageadas: o atual reitor da UFCA, professor Silvério Freitas (representado pelo professor Mário); o ex-reitor da UFCA, Ricardo Ness; a primeira reitora da UFCA, professor Suely Chacon; o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Custódio de Almeida; o ex-reitor da UFC, professor Jesualdo Farias; e o ex-deputado e ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Antônio de Macêdo.

No fim de junho deste ano, os 10 anos da UFCA também foram tema de sessão solene, no Congresso Nacional. A sessão foi requerida pelo deputado federal José Guimarães.

Para professor Mário, a solenidade na AL-CE ficará na história por destacar as consequências positivas da UFCA para o nosso Estado: “A Sessão [Solene] demonstrou a importância da UFCA não só para a região do Cariri, mas para todo o estado do Ceará. Foi importante destacar que a presença da UFCA trouxe acesso à educação superior de qualidade, capacitando nossos jovens com conhecimentos e habilidades que impulsionam suas carreiras e, por consequência, a economia local”, disse.

Além do professor Mário, o ex-reitor Ricardo Ness participou da solenidade e fez um discurso emocionado sobre as dificuldades durante os últimos anos e a importância dos pesquisadores – não apenas da UFCA mas de todas as instituições de ensino superior no Brasil – para o enfrentamento da crise sanitária de covid-19.

Professor Mário finalizou refletindo sobre o futuro da UFCA: “Vamos seguir firmes, com energia e vontade de transformação, sempre em busca da excelência acadêmica e justiça social”, disse o docente.

Gabinete da Reitoria
gabinete@ufca.edu.br